PERCEPÇÕES DOS RECRUTADOS SOBRE A AÇÃO ESTRATÉGICA “O BRASIL CONTA COMIGO”
DOI:
https://doi.org/10.5380/ce.v27i0.84427Palabras clave:
Educação Superior, Sistema Único de Saúde, COVID-19, Capacitação de Recursos Humanos em Saúde, Pesquisa em Sistemas de Saúde Pública.Resumen
Objetivo: analisar as percepções de acadêmicos e supervisores sobre a ação estratégica “O Brasil Conta Comigo”.
Método: estudo transversal realizado em Mato Grosso do Sul – Brasil, de dezembro de 2020 a março de 2021, em duas etapas: 1) Exploratória (quantitativa), via análise de relatórios dos 33 supervisores e 90 acadêmicos convocados, aplicação de questionário on-line; 2) Profundidade (qualitativa), utilizando a técnica do grupo focal remoto, com amostra por conveniência. Realizada análise descritiva e de conteúdo.
Resultados: foram identificados os motivos de adesão e permanência à ação (bolsa, horas de estágio e responsabilidade social), os aspectos pedagógicos (capacitação, avaliação e apoio das instituições de ensino e gestão) e as contribuições da ação (assistência e formação profissional).
Conclusão: as percepções gerais dos recrutados são positivas. Aspectos pedagógicos relacionados à avaliação dos acadêmicos e apoio das instituições de ensino superior devem ser revistos, para ações mais assertivas em momentos de crise sanitária.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Cogitare Enfermagem se reserva el derecho de realizar, en el artículo publicado, cambios de orden normativa, ortográfica y gramatical con el fin de mantener el estándar culto del idioma, respetando, sin embargo, el estilo de los autores.
El estudio publicado es de total responsabilidad del(os) autor(es), siendo exclusivamente responsabilidad de Cogitare Enfermagem la evaluación del manuscrito, en calidad de vehículo de publicación científica.
No se permitirá la adición o cambio de autoría durante la etapa de evaluación o después de la aceptación del texto presentado.
Cogitare Enfermagem no se responsabiliza por posibles violaciones a la Ley Nº 9.610/1998, Ley Brasileña de Derechos de Autor. Cogitare Enfermagem permite que el autor retenga los derechos de autor de los artículos aceptados para su publicación, sin restricciones.




















