ENTRE RISCOS E PREVENÇÃO: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE JOVENS UNIVERSITÁRIOS DA SAÚDE SOBRE O PAPILOMAVÍRUS HUMANO
DOI:
https://doi.org/10.5380/ce.v27i0.84137Palabras clave:
HPV, Adulto Jovem, Prevenção de Doenças, Vulnerabilidade em Saúde, Enfermagem.Resumen
Objetivo: identificar as representações sociais de jovens universitários da área da saúde sobre o Papilomavírus Humano e analisar como elaboram os fatores de riscos e as estratégias de prevenção frente a essa infecção.
Método: estudo descritivo exploratório, fundamentado na Teoria das Representações Sociais, realizado com 200 estudantes de 14 áreas da saúde de uma universidade pública do Rio de Janeiro -BR, no período de julho de 2018 a julho de 2020, pelo Teste de Associação Livre de Palavras. Os dados foram analisados por Análise Fatorial de Correspondência pelo programa TriDeux 5.2.
Resultados: as representações dos jovens universitários variam de acordo o gênero e orientação sexual. Contudo, direcionam unicamente à mulher a responsabilização pela prevenção da doença.
Conclusão: a identificação das representações dos jovens acerca do Papilomavírus Humano contribui para que a enfermagem possa traçar estratégias para seu enfrentamento por meio da formação desses futuros profissionais.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Os autores.

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Cogitare Enfermagem se reserva el derecho de realizar, en el artículo publicado, cambios de orden normativa, ortográfica y gramatical con el fin de mantener el estándar culto del idioma, respetando, sin embargo, el estilo de los autores.
El estudio publicado es de total responsabilidad del(os) autor(es), siendo exclusivamente responsabilidad de Cogitare Enfermagem la evaluación del manuscrito, en calidad de vehículo de publicación científica.
No se permitirá la adición o cambio de autoría durante la etapa de evaluación o después de la aceptación del texto presentado.
Cogitare Enfermagem no se responsabiliza por posibles violaciones a la Ley Nº 9.610/1998, Ley Brasileña de Derechos de Autor. Cogitare Enfermagem permite que el autor retenga los derechos de autor de los artículos aceptados para su publicación, sin restricciones.





















