UTILIZAÇÃO DA TEORIA DE KING NA FACILITAÇÃO DA ADESÃO AO TRATAMENTO DA HIPERTENSÃO
DOI:
https://doi.org/10.5380/ce.v4i1.44368Palabras clave:
Relações enfermeira-paciente, Hipertensão, Processo de enfermagem, Teoria de enfermagem.Resumen
Estudo de caso de paciente com hipertensão e não adesão ao tratamento. Objetivou-se facilitar sua adesão ao tratamento estipulando metas conjuntas baseado na Teoria de Alcance de Metas de King, planejar e implementar assistência de enfermagem ao paciente. Realizou-se seis visitas domiciliares, com anamnese e aplicação do processo de enfermagem. Trabalhou-se o diagnóstico controle ineficaz do regime terapêutico. Definiram-se como metas: 1.tomar os medicamentos, 2.caminhar 30 minutos por dia, 3.controlar a pressão arterial e 4.perder um quilograma por mês, até chegar a seis quilos em seis meses. As intervenções foram: identificar fatores impeditivos do controle da hipertensão no paciente, obter relação entre suas necessidades e serviços viáveis, encorajar sua participação em grupos de auto-ajuda e promover participação da família no tratamento. Realizou-se evolução semanal durante 23 dias. A adesão foi facilitada e foram alcançadas as metas de tomar os medicamentos e caminhar 30 minutos por dia, embora as demais metas não tenham ainda sido alcançadas.
Descargas
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Cogitare Enfermagem se reserva el derecho de realizar, en el artículo publicado, cambios de orden normativa, ortográfica y gramatical con el fin de mantener el estándar culto del idioma, respetando, sin embargo, el estilo de los autores.
El estudio publicado es de total responsabilidad del(os) autor(es), siendo exclusivamente responsabilidad de Cogitare Enfermagem la evaluación del manuscrito, en calidad de vehículo de publicación científica.
No se permitirá la adición o cambio de autoría durante la etapa de evaluación o después de la aceptación del texto presentado.
Cogitare Enfermagem no se responsabiliza por posibles violaciones a la Ley Nº 9.610/1998, Ley Brasileña de Derechos de Autor. Cogitare Enfermagem permite que el autor retenga los derechos de autor de los artículos aceptados para su publicación, sin restricciones.




















