PERCEPÇÕES E REAÇÕES DO PESSOAL DA EQUIPE DE ENFERMAGEM, DE HOSPITAL GERAL, ÀS MANIFESTAÇÕES DE DISTÚRBIO EMOCIONAL DE PACIENTES INTERNADOS
DOI:
https://doi.org/10.5380/ce.v3i1.44299Palabras clave:
Cuidados de enfermagem, Saúde mental, Sintomas afetivos.Resumen
Com o objetivo de caracterizar as manifestações de distúrbios emocionais percebidas pelo pessoal da equipe de enfermagem, de um hospital geral, e de identificar suas reações a estas manifestações, fez-se um levantamento por meio de um questionário. Os distúrbios percebidos foram agrupados em ansiedade, depressão, agitação e agressividade, alterações de vida diária, distúrbios mentais e alterações na expressão verbal. Ficou evidente, pelas reações descritas, pelas pessoas da equipe, que elas não se sentem preparadas para atender as manifestações citadas, havendo, portanto, necessidade de programas de educação continuada sobre o assunto. É apresentada a sugestão de um programa.
Descargas
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Cogitare Enfermagem se reserva el derecho de realizar, en el artículo publicado, cambios de orden normativa, ortográfica y gramatical con el fin de mantener el estándar culto del idioma, respetando, sin embargo, el estilo de los autores.
El estudio publicado es de total responsabilidad del(os) autor(es), siendo exclusivamente responsabilidad de Cogitare Enfermagem la evaluación del manuscrito, en calidad de vehículo de publicación científica.
No se permitirá la adición o cambio de autoría durante la etapa de evaluación o después de la aceptación del texto presentado.
Cogitare Enfermagem no se responsabiliza por posibles violaciones a la Ley Nº 9.610/1998, Ley Brasileña de Derechos de Autor. Cogitare Enfermagem permite que el autor retenga los derechos de autor de los artículos aceptados para su publicación, sin restricciones.




















