A REORGANIZAÇÃO DO PROCESSO DE TRABALHO EM ENFERMAGEM, A PARTIR DA INFORMÁTICA

Autores

  • Luiz Carlos Santiago UNIRIO
  • Maria Madalena Januário Leite USP/SP
  • Priscila Sanchez Bosco Hospital Naval Marcílio Dias
  • Ericka Caminha Ferreira Hospital dos Servidores do Estado do RJ
  • Carlos Lyra Silva Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v16i4.21268

Palavras-chave:

Trabalho, Enfermagem, Informática, Sistematização da assitência.

Resumo

Objetivou-se identificar o uso do computador no cotidiano da prática da Enfermagem hospitalar e discutir o impacto provocado na assistência. Estudo descritivo-exploratório, quantiqualitativo, utilizando-se formulário semiestruturado para entrevista, contemplando 45 enfermeiros alocados em dois hospitais do Rio de Janeiro, um público e outro privado. Os dados foram tratados pela Análise de Conteúdo dos Discursos e pela metodologia de categorização. O resultado do estudo foi a construção da categoria analítica “A reorganização do Processo de Trabalho em Enfermagem, a partir da informática”. Mediante análise desta categoria depreendemos que não houve participação dos enfermeiros na construção dos Sistemas de Informação Eletrônica ou dos Prontuários Eletrônicos do Paciente. Concluímos que a utilização do computador no cotidiano dos enfermeiros, nas duas instituições, é realizada empiricamente, apesar da informatização da instituição privada, ser melhor em comparação à instituição federal. Com isso, se revela a ausência de sistematização da assistência feita com o auxílio do computador.

Biografia do Autor

Luiz Carlos Santiago, UNIRIO

Pós-Doutor em Enfermagem. Professor Adjunto 4, do Departamento de Enfermagem Fundamental da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/UNIRIO

Maria Madalena Januário Leite, USP/SP

Livre-Docente do Departamento de Orientação Profissional da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo/USP.

Priscila Sanchez Bosco, Hospital Naval Marcílio Dias

Bacharel em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Residente do 2º ano do programa de Pós Graduação em Nível de Especialização, sob a forma de Treinamento em Serviço para Enfermeiros, nos Moldes de Residência de Enfermagem - Hospital Naval Marcílio Dias/UNIRIO.

Ericka Caminha Ferreira, Hospital dos Servidores do Estado do RJ

Bacharel em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Residente do 2º ano do programa de Pós Graduação em Nível de Especialização, sob a forma de Treinamento em Serviço para Enfermeiros, nos Moldes de Residência de Enfermagem - Hospital dos Servidores do Estado/UNIRIO.

Carlos Lyra Silva, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Enfermeiro. Doutor em Enfermagem pela EEAN/UFRJ. Professor Adjunto do Departamento de Enfermagem Fundamental da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Professor do Programa de Mestrado em Enfermagem da EEAP/UNIRIO.

Downloads

Publicado

22-12-2011

Como Citar

Santiago, L. C., Leite, M. M. J., Bosco, P. S., Ferreira, E. C., & Silva, C. L. (2011). A REORGANIZAÇÃO DO PROCESSO DE TRABALHO EM ENFERMAGEM, A PARTIR DA INFORMÁTICA. Cogitare Enfermagem, 16(4). https://doi.org/10.5380/ce.v16i4.21268

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL