Educação interprofissional utilizando a simulação clínica para o desenvolvimento de habilidades comunicativas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/ce.v30i0.98216pt

Palavras-chave:

Educação Interprofissional, Competência Profissional, Treinamento por Simulação, Comunicação, Estudantes de Ciências da Saúde

Resumo

Objetivo: avaliar o desenvolvimento de habilidades comunicativas interprofissionais centradas no paciente e em sua família, entre os estudantes de cursos da área da saúde, por meio da educação interprofissional baseada em simulação clínica.

Método: estudo de abordagem mista (QUAL+quan). Foram utilizados observação direta, questionários, rubricas e grupos focais. A coleta de dados ocorreu em março de 2023. A amostra foi de conveniência, excluindo estudantes do curso de Biomedicina e aqueles com nível igual ou inferior ao terceiro ano. Participaram 40 estudantes de quatro cursos da Universidade Santo Tomás, campus La Serena, Chile. Os dados quantitativos foram analisados por meio de estatística descritiva, utilizando o software IBM SPSS®. As entrevistas foram transcritas literalmente e interpretadas por meio da Análise de Conteúdo com o software ATLAS.ti.

Resultados: a simulação promoveu competências interprofissionais, destacando-se a relação entre a comunicação e esclarecimento de funções como elemento-chave para a segurança do paciente.

Conclusão: fortaleceu-se a compreensão das funções profissionais, a comunicação, o trabalho em equipe e a resolução de conflitos.

Biografia do Autor

Sebastian Cisternas Olivares, Universidad Santo Tomás

Mestre em Gestão da Qualidade e Segurança do Paciente. Professor e Coordenador do Centro de Simulação Clínica da Universidade Santo Tomás, La Serena, Chile.

Solange Cabezas Figueroa, Universidad Santo Tomás

Mestre em Docência para o Ensino Superior. Professor e Coordenador do Centro de Simulação Clínica da Universidade de Santo Tomas, Los Angeles, Chile.

Nancy Aracelly Moreno, Universidad Santo Tomás

Mestre em Educação com Habilitação em Educação Superior. Professor e Coordenador do Centro de Simulação Clínica da Universidade de Santo Tomas, Puerto Montt, Chile.

Publicado

04-08-2025

Como Citar

Olivares, S. C., Figueroa, S. C., & Moreno, N. A. (2025). Educação interprofissional utilizando a simulação clínica para o desenvolvimento de habilidades comunicativas. Cogitare Enfermagem, 30. https://doi.org/10.1590/ce.v30i0.98216pt

Edição

Seção

Artigo Original