Educação interprofissional utilizando a simulação clínica para o desenvolvimento de habilidades comunicativas
DOI:
https://doi.org/10.1590/ce.v30i0.98216ptPalavras-chave:
Educação Interprofissional, Competência Profissional, Treinamento por Simulação, Comunicação, Estudantes de Ciências da SaúdeResumo
Objetivo: avaliar o desenvolvimento de habilidades comunicativas interprofissionais centradas no paciente e em sua família, entre os estudantes de cursos da área da saúde, por meio da educação interprofissional baseada em simulação clínica.
Método: estudo de abordagem mista (QUAL+quan). Foram utilizados observação direta, questionários, rubricas e grupos focais. A coleta de dados ocorreu em março de 2023. A amostra foi de conveniência, excluindo estudantes do curso de Biomedicina e aqueles com nível igual ou inferior ao terceiro ano. Participaram 40 estudantes de quatro cursos da Universidade Santo Tomás, campus La Serena, Chile. Os dados quantitativos foram analisados por meio de estatística descritiva, utilizando o software IBM SPSS®. As entrevistas foram transcritas literalmente e interpretadas por meio da Análise de Conteúdo com o software ATLAS.ti.
Resultados: a simulação promoveu competências interprofissionais, destacando-se a relação entre a comunicação e esclarecimento de funções como elemento-chave para a segurança do paciente.
Conclusão: fortaleceu-se a compreensão das funções profissionais, a comunicação, o trabalho em equipe e a resolução de conflitos.
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Copyright (c) 2025 Sebastian Cisternas Olivares, Nancy Aracelly Moreno, Solange Cabezas Figueroa

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