ENSINO DAS INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM DO BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/ce.v29i0.95935

Palavras-chave:

Docentes, Programas de Graduação em Enfermagem, Ensino, Infecções Sexualmente Transmissíveis, Educação em Enfermagem.

Resumo

Objetivo: identificar a abordagem das Infecções Sexualmente Transmissíveis dentro dos Cursos de Graduação em Enfermagem de Universidades Federais do Brasil no período de 1972 a 2023.

Método: estudo qualitativo, histórico e social, com uso de fontes orais e documentais. Realizadas entrevistas com 23 docentes de cinco cursos de graduação em enfermagem do Brasil. Para análise dos dados utilizou-se o software Atlas.ti versão 9.0 e também Análise de Conteúdo.

Resultados: elencaram-se três categorias: “Estratégias e ações realizadas no ensino das Infecções Sexualmente Transmissíveis”, “Articulação do ensino com as políticas públicas” e “Atuação enquanto docente frente ao tema”.

Conclusão: o ensino envolve educação em saúde, consulta de enfermagem, diagnóstico e tratamento, em aulas práticas e teóricas, com ênfase nas disciplinas de saúde da mulher e do adulto. Os docentes possuem autonomia na maneira como o ensino é ofertado para os estudantes em termos de conteúdo, estratégias e utilização das políticas públicas.

Biografia do Autor

Stéfany Petry, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Maria Itayra Padilha, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil

Professora Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Publicado

14-10-2024

Como Citar

Petry, S., & Padilha, M. I. (2024). ENSINO DAS INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM DO BRASIL. Cogitare Enfermagem, 29. https://doi.org/10.1590/ce.v29i0.95935

Edição

Seção

Artigo Original