PERCEPÇÕES DA EQUIPE DE SAÚDE E DE FAMILIARES SOBRE A CONSULTA DE PUERICULTURA

Autores

  • Tatiana Da Silva Melo Malaquias ENFERMEIRA. PROFESSORA DO DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE, GUARAPUAVA, PR.
  • Vanessa Antoniassi Denardi Baldissera – Enfermeira, Doutora em Enfermagem, Professora do Departamento de Enfermagem e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá, PR, Brasil.
  • Ieda Harumi Higarashi Enfermeira, Doutora em Educação, Professora Associada do Departamento de Enfermagem e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá, PR, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v20i2.40012

Palavras-chave:

Saúde da criança, Desenvolvimento infantil, Pessoal de saúde, Família, Programa saúde da família.

Resumo

Estudo qualitativo descritivo com o objetivo de conhecer a dinâmica da consulta de puericultura de
equipes da Estratégia Saúde da Família de um Núcleo Integrado de Saúde e seus reflexos nas concepções da equipe
de saúde e de familiares de crianças inscritas no Programa de Puericultura. A coleta de dados ocorreu entre junho de
2012 e fevereiro de 2013, mediante entrevista semiestruturada e observação não participante e submetidos à análise de
conteúdo. Foram sujeitos, 19 profissionais de saúde e 13 familiares de crianças. Os resultados apontaram fragilidades na
operacionalização das consultas e que o saber incipiente dos profissionais acerca do tema, contribui para uma prática
fragmentada, pautada no curativismo, acarretando manutenção de concepções errôneas entre os usuários do sistema.
Sinaliza-se a necessidade de conscientização dos profissionais, com vistas à construção de um novo paradigma nesta
realidade, que valorize a consulta de puericultura, enquanto ferramenta imprescindível à promoção da saúde infantil.

Publicado

28-06-2015

Como Citar

Malaquias, T. D. S. M., Baldissera, V. A. D., & Higarashi, I. H. (2015). PERCEPÇÕES DA EQUIPE DE SAÚDE E DE FAMILIARES SOBRE A CONSULTA DE PUERICULTURA. Cogitare Enfermagem, 20(2). https://doi.org/10.5380/ce.v20i2.40012

Edição

Seção

Artigo Original