ENSINO DAS INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM DO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.1590/ce.v29i0.95935Palabras clave:
Docentes, Programas de Graduação em Enfermagem, Ensino, Infecções Sexualmente Transmissíveis, Educação em Enfermagem.Resumen
Objetivo: identificar a abordagem das Infecções Sexualmente Transmissíveis dentro dos Cursos de Graduação em Enfermagem de Universidades Federais do Brasil no período de 1972 a 2023.
Método: estudo qualitativo, histórico e social, com uso de fontes orais e documentais. Realizadas entrevistas com 23 docentes de cinco cursos de graduação em enfermagem do Brasil. Para análise dos dados utilizou-se o software Atlas.ti versão 9.0 e também Análise de Conteúdo.
Resultados: elencaram-se três categorias: “Estratégias e ações realizadas no ensino das Infecções Sexualmente Transmissíveis”, “Articulação do ensino com as políticas públicas” e “Atuação enquanto docente frente ao tema”.
Conclusão: o ensino envolve educação em saúde, consulta de enfermagem, diagnóstico e tratamento, em aulas práticas e teóricas, com ênfase nas disciplinas de saúde da mulher e do adulto. Os docentes possuem autonomia na maneira como o ensino é ofertado para os estudantes em termos de conteúdo, estratégias e utilização das políticas públicas.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Os autores.

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Cogitare Enfermagem se reserva el derecho de realizar, en el artículo publicado, cambios de orden normativa, ortográfica y gramatical con el fin de mantener el estándar culto del idioma, respetando, sin embargo, el estilo de los autores.
El estudio publicado es de total responsabilidad del(os) autor(es), siendo exclusivamente responsabilidad de Cogitare Enfermagem la evaluación del manuscrito, en calidad de vehículo de publicación científica.
No se permitirá la adición o cambio de autoría durante la etapa de evaluación o después de la aceptación del texto presentado.
Cogitare Enfermagem no se responsabiliza por posibles violaciones a la Ley Nº 9.610/1998, Ley Brasileña de Derechos de Autor. Cogitare Enfermagem permite que el autor retenga los derechos de autor de los artículos aceptados para su publicación, sin restricciones.




















