PODCAST EDUCACIONAL SOBRE HANSENÍASE COMO RECURSO DE APRENDIZAGEM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/ce.v29i0.95253

Palavras-chave:

Hanseníase, Webcast, Educação, Saúde Pública, Educação em Saúde.

Resumo

Objetivo: Avaliar o efeito de um podcast como uma ação educativa em alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na aprendizagem sobre hanseníase.

Método: Estudo prospectivo, quase-experimental. Foi realizada uma ação educativa com podcast educacional sobre hanseníase em escolas públicas de Recife, Pernambuco, 2024. A amostra foi composta por 211 alunos e a seleção foi do tipo não probabilística por conveniência. A coleta ocorreu por meio de questionário envolvendo conteúdos sobre hanseníase e foi utilizado McNemar para significância de mudanças.

Resultados: Após a intervenção, houve aumento da quantidade de alunos com conhecimento adequado, com a proporção de mudanças de erros no pré-teste para acertos no pós-teste maior (p < 0,05) do que a proporção de mudanças de acertos no pré-teste para erros no pós-teste para as questões.

Conclusão: Usar ferramentas como podcasts na educação em saúde possibilita acesso e propagação de informação, promovendo conhecimento e mudanças no comportamento de saúde individuais e coletivos.   

Biografia do Autor

Mirthis Cordeiro Ferreira, Universidade Federal de Pernambuco(UFPE), Recife), Pernambuco.

Mestre em Enfermagem. Universidade Federal de Pernambuco Departamento de Enfermagem, Recife, Pernambuco, Brasil.

Raphael Henrique Gomes da Costa, Universidade de São Paulo(EERP/USP)Ribeirão Preto, São Paulo.

Doutorando em Enfermagem. Universidade de São Paulo na Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil.

Ricardo Alexandre Amaral Muniz, Universidade Federal de Pernambuco(UFPE), Recife, Pernambuco.

Mestre em Enfermagem. Universidade Federal de Pernambuco Departamento de Enfermagem, Recife, Pernambuco, Brasil.

Carlos Renato dos Santos, Universidade Federal de Pernambuco(UFPE), Recife), Pernambuco.

Doutor em Estatística Aplicada. Docente na Universidade Federal de Pernambuco no Centro Acadêmico de Vitória, Vitória de Santo Antão, Pernambuco, Brasil. 

Claudia Benedita dos Santos, Universidade de São Paulo(EERP/USP)Ribeirão Preto, São Paulo.

Doutora em Estatística, Docente na Universidade de São Paulo na Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil.

 

Eliane Maria Ribeiro de Vasconcelos, Universidade Federal de Pernambuco(UFPE), Recife), Pernambuco.

Doutora em Enfermagem, Docente na Universidade Federal de Pernambuco no Departamento de Enfermagem, Recife, Pernambuco, Brasil.

Publicado

25-11-2024

Como Citar

Ferreira, M. C., Costa, R. H. G. da, Muniz, R. A. A., Santos, C. R. dos, Santos, C. B. dos, & Vasconcelos, E. M. R. de. (2024). PODCAST EDUCACIONAL SOBRE HANSENÍASE COMO RECURSO DE APRENDIZAGEM. Cogitare Enfermagem, 29. https://doi.org/10.1590/ce.v29i0.95253

Edição

Seção

Artigo Original