TECNOLOGIAS ASSISTIVAS E EDUCATIVAS PARA CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/ce.v29i0.95019

Palavras-chave:

Transtorno do espectro autista, Criança, Tecnologias, Inclusão social, Crianças com Necessidades Educacionais Especiais.

Resumo

Objetivo: mapear a produção científica e criar um portfólio bibliográfico sobre o desenvolvimento de tecnologias educativas e assistivas para crianças com transtorno do espectro autista.

Método: estudo bibliométrico e aplicação da Methodi Ordinatio para criação de portfólio bibliográfico. Buscou-se artigos em bases de dados no período de 2004 a 2023. Para a análise bibliométrica, utilizou-se os Softwares VOSViewer e JabRef, e para o cálculo do InOrdinatio a planilha RanKIn.  

Resultados: foram encontradas 120 referências, das quais 81 compuseram a análise bibliométrica e 56 a Methodi Ordinatio. A maior quantidade de publicações ocorreu em 2022 (15%), e o artigo com maior InOrdinatio foi publicado em 2019. O periódico Journal of Autism and Developmental Disorders se destacou. Os termos mais utilizados foram: Autistic Disorder, Child, Child Development Disorders Pervasive, Only Child e Autism Spectrum Disorder.

Conclusão: há necessidade de mais pesquisas no âmbito nacional que visem potencializar as capacidades das crianças autistas.

Biografia do Autor

Daniele Mesquita Batista, Universidade do Estado do Pará (UEPA), Santarém, Pará

Bióloga, mestranda em Enfermagem.

Emilly Vasconcelos Goulart, Universidade do Estado do Pará (UEPA), Santarém, Pará

Enfermeira, mestranda em Enfermagem.

Ana Ricelly Pereira de Oliveira, Universidade do Estado do Pará (UEPA), Santarém, Pará

Enfermeira, mestranda em Enfermagem

Pâmela Farias Santos, Universidade do Estado do Pará (UEPA), Santarém, Pará

Enfermeira, mestranda em Enfermagem.

Rubenilson Caldas Valois, Universidade do Estado do Pará (UEPA), Belém, Pará

Enfermeiro, Doutor em Doenças Tropicais. Professor da Universidade do Estado do Pará.

Maria Goreth Silva Ferreira, Universidade do Estado do Pará (UEPA), Santarém, Pará

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professora da Universidade do Estado do Pará.

Publicado

18-11-2024

Como Citar

Batista, D. M., Goulart, E. V., Oliveira, A. R. P. de, Santos, P. F., Valois, R. C., & Ferreira, M. G. S. (2024). TECNOLOGIAS ASSISTIVAS E EDUCATIVAS PARA CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO. Cogitare Enfermagem, 29. https://doi.org/10.1590/ce.v29i0.95019

Edição

Seção

Revisão