ENSINO DA SEGURANÇA DO PACIENTE NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/ce.v29i0.92592

Palavras-chave:

Segurança do Paciente, Avaliação Educacional, Educação Baseada em Competências, Segurança da Qualidade, Programas de Graduação em Enfermagem.

Resumo

Objetivo: Identificar a inserção da temática “Segurança do Paciente”, enquanto disciplina isolada, nos cursos de graduação em Enfermagem do Estado do Paraná - Brasil.

Método: Estudo exploratório, descritivo, do tipo documental, com abordagem quantitativa, desenvolvido por análise de informações descritas nas matrizes curriculares, coletados em janeiro de 2023 e analisados por meio da técnica de análise documental.

Resultados: Dos 54 cursos de graduação de enfermagem ofertados no Estado do Paraná, nove cursos ministram disciplinas específicas ao tema “segurança do paciente”, sendo três em instituições públicas e seis em particulares.

Conclusão: Evidenciou-se fragilidades curriculares na abordagem dessa temática, sendo perceptível a necessidade de introduzir os conceitos sobre a segurança do paciente nas matrizes curriculares, com integração da teoria à prática profissional. O estudo contribui para a conscientização sobre o cenário curricular vivenciado, bem como, para a melhoria da qualidade do ensino em enfermagem.

Biografia do Autor

Stephanye Vithória Martins da Silva, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina, Paraná

Mestranda, Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Londrina, PR, Brasil

Maria do Carmo Fernandez Lourenço Haddad, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina, Paraná

Doutora, Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Londrina, PR, Brasil

Patrícia Aroni Dadalt, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina, Paraná

Doutora, Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Londrina, PR, Brasil

Larissa Gutierrez de Carvalho Silva, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina, Paraná

Doutora, Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Londrina, PR, Brasil

Publicado

09-09-2024

Como Citar

Silva, S. V. M. da, Haddad, M. do C. F. L., Dadalt, P. A., & Silva, L. G. de C. (2024). ENSINO DA SEGURANÇA DO PACIENTE NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM. Cogitare Enfermagem, 29. https://doi.org/10.1590/ce.v29i0.92592

Edição

Seção

Artigo Original