ENSINO DA SEGURANÇA DO PACIENTE NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM
DOI:
https://doi.org/10.1590/ce.v29i0.92592Palabras clave:
Segurança do Paciente, Avaliação Educacional, Educação Baseada em Competências, Segurança da Qualidade, Programas de Graduação em Enfermagem.Resumen
Objetivo: Identificar a inserção da temática “Segurança do Paciente”, enquanto disciplina isolada, nos cursos de graduação em Enfermagem do Estado do Paraná - Brasil.
Método: Estudo exploratório, descritivo, do tipo documental, com abordagem quantitativa, desenvolvido por análise de informações descritas nas matrizes curriculares, coletados em janeiro de 2023 e analisados por meio da técnica de análise documental.
Resultados: Dos 54 cursos de graduação de enfermagem ofertados no Estado do Paraná, nove cursos ministram disciplinas específicas ao tema “segurança do paciente”, sendo três em instituições públicas e seis em particulares.
Conclusão: Evidenciou-se fragilidades curriculares na abordagem dessa temática, sendo perceptível a necessidade de introduzir os conceitos sobre a segurança do paciente nas matrizes curriculares, com integração da teoria à prática profissional. O estudo contribui para a conscientização sobre o cenário curricular vivenciado, bem como, para a melhoria da qualidade do ensino em enfermagem.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Cogitare Enfermagem se reserva el derecho de realizar, en el artículo publicado, cambios de orden normativa, ortográfica y gramatical con el fin de mantener el estándar culto del idioma, respetando, sin embargo, el estilo de los autores.
El estudio publicado es de total responsabilidad del(os) autor(es), siendo exclusivamente responsabilidad de Cogitare Enfermagem la evaluación del manuscrito, en calidad de vehículo de publicación científica.
No se permitirá la adición o cambio de autoría durante la etapa de evaluación o después de la aceptación del texto presentado.
Cogitare Enfermagem no se responsabiliza por posibles violaciones a la Ley Nº 9.610/1998, Ley Brasileña de Derechos de Autor. Cogitare Enfermagem permite que el autor retenga los derechos de autor de los artículos aceptados para su publicación, sin restricciones.




















