SIMPLESMENTE MÃES: CONSTRUÇÃO COMPARTILHADA DE TECNOLOGIAS SOBRE PRÉ-NATAL DE MULHERES COM DEFICIÊNCIA VISUAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/ce.v29i0.92082

Palavras-chave:

Tecnologia Educacional, Pré-natal, Gestantes, Enfermagem, Pessoas com Deficiência Visual.

Resumo

Objetivo: Desenvolver tecnologias educacionais sobre pré-natal com e para mulheres deficientes visuais.

Método: Estudo metodológico com interface participativa e abordagem qualitativa. Realizado em uma Unidade Técnica Especializada no município de Belém, Pará, Brasil. A produção de dados ocorreu entre agosto e setembro de 2021 com seis mulheres. Utilizou-se o DOSVOX como recurso de comunicação para que as participantes respondessem quatro instrumentos com vistas ao desenvolvimento das tecnologias. A análise foi de conteúdo temático.

Resultados: As mulheres com deficiência visual querem respeito à sua autonomia, inclusão e informação dos profissionais. As tecnologias produzidas apontam as demandas específicas de mulheres com deficiência visual e a importância de preservar a autonomia durante a realização do pré-natal.

Conclusão: Tecnologias produzidas de forma participativa apontam perspectivas e necessidades específicas das mulheres sobre o pré-natal e poderão subsidiar tanto o agir dos enfermeiros nas consultas como favorecer mulheres com deficiência visual durante o pré-natal.

Biografia do Autor

Geovana de Jesus Ferreira de Carvalho, UNINASSAU

Enfermeira, Graduada pela Universidade Maurício de Nassau

Jheise Sandy da Cruz Tavares, UNINASSAU

Enfermeira, Graduada pela Universidade Maurício de Nassau

Nayara Costa Modesto da Silva, UNINASSAU

Enfermeira, Graduada pela Universidade Maurício de Nassau

Marcia Helena Machado Nascimento, UEPA

Doutora em Ciências da Reabilitação. Docente da Universidade de Estado do Pará, Departamento de Enfermagem Médico-cirúrgica

Elizabeth Teixeira, UFPA

Doutora em Desenvolvimento Ciências Sócio Ambientais, Docente do Programa de Pós Graduação em Enfermagem da Universidade do Estado do Pará (Mestrado Associado UEPA-UFAM)

Silvia Teresa Carvalho de Araujo, UFRJ

Doutora en Enfermagem, DOcente da Escola de Enfermagm Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Departamento de Enfermagem Médico Cirúrgica.

Fernanda de Nazaré Almeida Costa, UEPA

Mestre em Enfermagem. Doutoranda em enfermagem na Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Publicado

14-12-2023

Como Citar

Carvalho, G. de J. F. de, Tavares, J. S. da C., Modesto da Silva, N. C., Nascimento, M. H. M., Teixeira, E., Araujo, S. T. C. de, & Costa, F. de N. A. (2023). SIMPLESMENTE MÃES: CONSTRUÇÃO COMPARTILHADA DE TECNOLOGIAS SOBRE PRÉ-NATAL DE MULHERES COM DEFICIÊNCIA VISUAL. Cogitare Enfermagem, 29. https://doi.org/10.1590/ce.v29i0.92082

Edição

Seção

Artigo Original