Open Journal Systems

SIMPLESMENTE MÃES: CONSTRUÇÃO COMPARTILHADA DE TECNOLOGIAS SOBRE PRÉ-NATAL DE MULHERES COM DEFICIÊNCIA VISUAL

Geovana de Jesus Ferreira de Carvalho, Jheise Sandy da Cruz Tavares, Nayara Costa Modesto da Silva, Marcia Helena Machado Nascimento, Elizabeth Teixeira, Silvia Teresa Carvalho de Araujo, Fernanda de Nazaré Almeida Costa

Resumo


Objetivo: Desenvolver tecnologias educacionais sobre pré-natal com e para mulheres deficientes visuais.

Método: Estudo metodológico com interface participativa e abordagem qualitativa. Realizado em uma Unidade Técnica Especializada no município de Belém, Pará, Brasil. A produção de dados ocorreu entre agosto e setembro de 2021 com seis mulheres. Utilizou-se o DOSVOX como recurso de comunicação para que as participantes respondessem quatro instrumentos com vistas ao desenvolvimento das tecnologias. A análise foi de conteúdo temático.

Resultados: As mulheres com deficiência visual querem respeito à sua autonomia, inclusão e informação dos profissionais. As tecnologias produzidas apontam as demandas específicas de mulheres com deficiência visual e a importância de preservar a autonomia durante a realização do pré-natal.

Conclusão: Tecnologias produzidas de forma participativa apontam perspectivas e necessidades específicas das mulheres sobre o pré-natal e poderão subsidiar tanto o agir dos enfermeiros nas consultas como favorecer mulheres com deficiência visual durante o pré-natal.


Palavras-chave


Tecnologia Educacional; Pré-natal; Gestantes; Enfermagem; Pessoas com Deficiência Visual.

Texto completo:

PDF (PORTUGUÊS)


DOI: http://dx.doi.org/10.1590/ce.v29i0.92082