Open Journal Systems

ANSIEDADE E DEPRESSÃO EM PACIENTES COM CÂNCER: ASSOCIAÇÃO COM ASPECTOS CLÍNICOS E ADESÃO AO TRATAMENTO ONCOLÓGICO

Lara Cândida de Sousa Machado, Isadora Maria de Oliveira Guimarães, Lívia Caetano da Silva Leão, Gilson Gonçalves Silva, Elton Brás Camargo Júnior

Resumo


Objetivo: identificar sintomas de ansiedade e depressão em pacientes com câncer e associação com os aspectos clínicos e adesão ao tratamento oncológico.

Método: estudo transversal, com amostra de conveniência, realizado entre setembro de 2020 e maio de 2021, incluindo pacientes com diagnóstico de câncer de todas as regiões do Brasil. Os instrumentos utilizados foram o Hospital Anxiety and Depression Scale e o Teste de Morisky. Análises de regressão logística multivariada foram realizadas para verificar associações.

Resultados: amostra incluiu 69 pacientes, dos quais 69,6% apresentaram ansiedade e a mesma proporção apresentou depressão. Ansiedade e depressão simultânea foram de 59,4%. A ansiedade se associou com a presença de fadiga. Depressão se associou com o tempo de diagnóstico, astenia e local de tratamento. Ocorrência simultânea de ansiedade e depressão associou com astenia e local de tratamento.

Conclusão: elevados índices de ansiedade e depressão ressaltam a necessidade de implementar ações de apoio psicossocial para pacientes com câncer.


Palavras-chave


Ansiedade; Depressão; Sobreviventes de Câncer; Cooperação e Adesão ao Tratamento; Psico-Oncologia.

Texto completo:

PDF (PORTUGUÊS)


DOI: http://dx.doi.org/10.1590/ce.v29i0.92059