ANSIEDADE E DEPRESSÃO EM PACIENTES COM CÂNCER: ASSOCIAÇÃO COM ASPECTOS CLÍNICOS E ADESÃO AO TRATAMENTO ONCOLÓGICO
DOI:
https://doi.org/10.1590/ce.v29i0.92059Palabras clave:
Ansiedade, Depressão, Sobreviventes de Câncer, Cooperação e Adesão ao Tratamento, Psico-Oncologia.Resumen
Objetivo: identificar sintomas de ansiedade e depressão em pacientes com câncer e associação com os aspectos clínicos e adesão ao tratamento oncológico.
Método: estudo transversal, com amostra de conveniência, realizado entre setembro de 2020 e maio de 2021, incluindo pacientes com diagnóstico de câncer de todas as regiões do Brasil. Os instrumentos utilizados foram o Hospital Anxiety and Depression Scale e o Teste de Morisky. Análises de regressão logística multivariada foram realizadas para verificar associações.
Resultados: amostra incluiu 69 pacientes, dos quais 69,6% apresentaram ansiedade e a mesma proporção apresentou depressão. Ansiedade e depressão simultânea foram de 59,4%. A ansiedade se associou com a presença de fadiga. Depressão se associou com o tempo de diagnóstico, astenia e local de tratamento. Ocorrência simultânea de ansiedade e depressão associou com astenia e local de tratamento.
Conclusão: elevados índices de ansiedade e depressão ressaltam a necessidade de implementar ações de apoio psicossocial para pacientes com câncer.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Cogitare Enfermagem se reserva el derecho de realizar, en el artículo publicado, cambios de orden normativa, ortográfica y gramatical con el fin de mantener el estándar culto del idioma, respetando, sin embargo, el estilo de los autores.
El estudio publicado es de total responsabilidad del(os) autor(es), siendo exclusivamente responsabilidad de Cogitare Enfermagem la evaluación del manuscrito, en calidad de vehículo de publicación científica.
No se permitirá la adición o cambio de autoría durante la etapa de evaluación o después de la aceptación del texto presentado.
Cogitare Enfermagem no se responsabiliza por posibles violaciones a la Ley Nº 9.610/1998, Ley Brasileña de Derechos de Autor. Cogitare Enfermagem permite que el autor retenga los derechos de autor de los artículos aceptados para su publicación, sin restricciones.