ANSIEDADE E DEPRESSÃO EM PACIENTES COM CÂNCER: ASSOCIAÇÃO COM ASPECTOS CLÍNICOS E ADESÃO AO TRATAMENTO ONCOLÓGICO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.1590/ce.v29i0.92059

Palabras clave:

Ansiedade, Depressão, Sobreviventes de Câncer, Cooperação e Adesão ao Tratamento, Psico-Oncologia.

Resumen

Objetivo: identificar sintomas de ansiedade e depressão em pacientes com câncer e associação com os aspectos clínicos e adesão ao tratamento oncológico.

Método: estudo transversal, com amostra de conveniência, realizado entre setembro de 2020 e maio de 2021, incluindo pacientes com diagnóstico de câncer de todas as regiões do Brasil. Os instrumentos utilizados foram o Hospital Anxiety and Depression Scale e o Teste de Morisky. Análises de regressão logística multivariada foram realizadas para verificar associações.

Resultados: amostra incluiu 69 pacientes, dos quais 69,6% apresentaram ansiedade e a mesma proporção apresentou depressão. Ansiedade e depressão simultânea foram de 59,4%. A ansiedade se associou com a presença de fadiga. Depressão se associou com o tempo de diagnóstico, astenia e local de tratamento. Ocorrência simultânea de ansiedade e depressão associou com astenia e local de tratamento.

Conclusão: elevados índices de ansiedade e depressão ressaltam a necessidade de implementar ações de apoio psicossocial para pacientes com câncer.

Biografía del autor/a

Elton Brás Camargo Júnior, Universidade de Rio Verde (UniRV), Rio Verde, Goiás

Mestre e Doutor em Ciências da Saúde pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Psiquiátrica da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo (USP - 2013 e 2020). Graduado em Enfermagem pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT – 2011). Na Universidade de Rio Verde (UniRV) atua como Professor Tiitular no Curso de Graduação em Enfermagem e Docente permanente do Programa Profissional de Mestrado em Saúde Coletiva da Universidade de Rio Verde - UniRV/FESURV (em fase de aprovação), como Pró-Reitor de Assuntos Estudantis, representante da Administração Superior no Conselho Universitário (CONSUNI), membro efetivo da Comissão Própria de Avaliação (CPA) e por fim, membro da Comissão de Verificação de Autodeclaração de Negro e Indígenas, sendo um dos membros coordenadores do Programa UniRV Diversidade. Líder do Grupo de Pesquisa de Saúde Coletiva vinculado ao CNPQ (2021 - atual). Integrante do grupo de pesquisa GEPEMEN (Grupo de Estudos e Pesquisa em Saúde Mental) da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto EERP/USP. Foi diretor da Faculdade de Enfermagem e Presidente do Núcleo Docente Estrurante (NDE) (2017-2021). Atua principalmente na linha de pesquisa sobre uso e abuso de álcool e outras drogas e de saúde coletiva. Tem experiência em Enfermagem Psiquiátrica, Saúde Mental e Saúde Coletiva, principalmente em temas relacionados ao uso e abuso de bebidas alcoólicas e outras drogas.

Publicado

2024-04-22

Cómo citar

Machado, L. C. de S., Guimarães, I. M. de O., Leão, L. C. da S., Silva, G. G., & Camargo Júnior, E. B. (2024). ANSIEDADE E DEPRESSÃO EM PACIENTES COM CÂNCER: ASSOCIAÇÃO COM ASPECTOS CLÍNICOS E ADESÃO AO TRATAMENTO ONCOLÓGICO. Cogitare Enfermagem, 29. https://doi.org/10.1590/ce.v29i0.92059

Número

Sección

Artículos originales