CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE CENÁRIO DE SIMULAÇÃO CLÍNICA PARA ENSINO DE GERENCIAMENTO DE CONFLITOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/ce.v28i0.91099

Palavras-chave:

Educação em Enfermagem, Resolução de Conflitos, Processos Grupais, Competência Profissional, Simulação Realística.

Resumo

Objetivo: construir e validar um cenário de simulação clínica voltado para o ensino do gerenciamento de conflitos para estudantes de graduação em enfermagem.

Método: estudo metodológico no qual construiu-se um cenário de gerenciamento de conflitos, na cidade de São Paulo, SP, Brasil, em 2022, a partir da revisão de literatura e da experiência pedagógica dos pesquisadores. Realizou-se validação de conteúdo com juízes da área por meio da técnica Delphi. Os dados foram analisados com Índice de Validade de Conteúdo (IVC>80%).

Resultados: o cenário descreve a cena de um estagiário de enfermagem que solicita ao técnico de enfermagem realizar um banho no leito de um paciente. Tal fato é permeado por conflitos interpessoais. A validação de conteúdo contou com oito experts em simulação clínica e dois estudantes de enfermagem. Houve três “rounds”, chegando ao IVC 100%.

Conclusão: o cenário construído foi validado e contribuirá para o ensino prático desta competência na graduação.

Biografia do Autor

Lucas Garcia Lima, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, SP.

Graduado em Enfermagem pela Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo.

Patricia Bover Draganov, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, SP.

Doutora em Ciências, Professora do Departamento de Administração de Serviços de Saúde e Enfermagem da Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo

Igor Cintra Sampietri, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, SP.

Enfermeiro pela Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo, especialista em Terapia Intensiva, auditoria em serviços de saúde, MBA em gestão em saúde, e gestão com ênfase em marketing. Mestrando pela Universidade Federal de São Paulo

Katya Araújo Machado Saito, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, SP.

Enfermeira pela Universidade de São Paulo, Mestre pela Universidade Federal de São Paulo, com aperfeiçoamento em processos educacionais em saúde, especialização em licenciatura em enfermagem, Saúde Pública, Administração Hospitalar e Estomaterapia.

Alexandre Pazetto Balsanelli, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, SP.

Doutor em Ciências, Professor do Departamento de Administração de Serviços de Saúde e Enfermagem da Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo

Publicado

28-11-2023

Como Citar

Lima, L. G., Draganov, P. B., Sampietri, I. C., Saito, K. A. M., & Balsanelli, A. P. (2023). CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE CENÁRIO DE SIMULAÇÃO CLÍNICA PARA ENSINO DE GERENCIAMENTO DE CONFLITOS. Cogitare Enfermagem, 28. https://doi.org/10.1590/ce.v28i0.91099

Edição

Seção

Artigo Original