Open Journal Systems

CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE CENÁRIO DE SIMULAÇÃO CLÍNICA PARA ENSINO DE GERENCIAMENTO DE CONFLITOS

Lucas Garcia Lima, Patricia Bover Draganov, Igor Cintra Sampietri, Katya Araújo Machado Saito, Alexandre Pazetto Balsanelli

Resumo


Objetivo: construir e validar um cenário de simulação clínica voltado para o ensino do gerenciamento de conflitos para estudantes de graduação em enfermagem.

Método: estudo metodológico no qual construiu-se um cenário de gerenciamento de conflitos, na cidade de São Paulo, SP, Brasil, em 2022, a partir da revisão de literatura e da experiência pedagógica dos pesquisadores. Realizou-se validação de conteúdo com juízes da área por meio da técnica Delphi. Os dados foram analisados com Índice de Validade de Conteúdo (IVC>80%).

Resultados: o cenário descreve a cena de um estagiário de enfermagem que solicita ao técnico de enfermagem realizar um banho no leito de um paciente. Tal fato é permeado por conflitos interpessoais. A validação de conteúdo contou com oito experts em simulação clínica e dois estudantes de enfermagem. Houve três “rounds”, chegando ao IVC 100%.

Conclusão: o cenário construído foi validado e contribuirá para o ensino prático desta competência na graduação.


Palavras-chave


Educação em Enfermagem; Resolução de Conflitos; Processos Grupais; Competência Profissional; Simulação Realística.

Texto completo:

PDF (PORTUGUÊS)


DOI: http://dx.doi.org/10.1590/ce.v28i0.91099