O USO DE HISTÓRIA EM QUADRINHOS NO CUIDADO À CRIANÇA NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA PEDIÁTRICA
DOI:
https://doi.org/10.1590/ce.v28i0.91055Palavras-chave:
Humanização da assistência, História em quadrinhos, Jogos e brinquedos, Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica, Tecnologia.Resumo
Objetivo: conhecer a participação da criança no cuidado de Enfermagem a partir de uma intervenção lúdica na Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica.
Método: estudo qualitativo, realizado na Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica com dez crianças entre cinco e 11 anos. Utilizou-se uma história em quadrinhos cujo tema versa sobre crianças hospitalizadas. Optou-se pela Análise Temática de Minayo para análise dos dados.
Resultados: O envolvimento da criança no cuidado deu-se na liberdade de expressão, no estímulo a conhecer a situação clínica de forma própria para a idade. O uso da história em quadrinhos mostrou-se como uma abordagem capaz de permitir o brincar, o educar e o cuidar, pois reuniu elementos lúdicos e educativos para a avaliação ampliada da criança.
Conclusão: a participação da criança no cuidado envolveu escuta sensível, comunicação adequada para a idade e ambiente, abordagem inclusiva e o permitir ser criança enquanto aprende sobre si e sobre o ambiente.
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