O USO DE HISTÓRIA EM QUADRINHOS NO CUIDADO À CRIANÇA NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA PEDIÁTRICA

Authors

DOI:

https://doi.org/10.1590/ce.v28i0.91055

Keywords:

Humanização da assistência, História em quadrinhos, Jogos e brinquedos, Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica, Tecnologia.

Abstract

Objetivo: conhecer a participação da criança no cuidado de Enfermagem a partir de uma intervenção lúdica na Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica.

Método: estudo qualitativo, realizado na Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica com dez crianças entre cinco e 11 anos. Utilizou-se uma história em quadrinhos cujo tema versa sobre crianças hospitalizadas. Optou-se pela Análise Temática de Minayo para análise dos dados.

Resultados: O envolvimento da criança no cuidado deu-se na liberdade de expressão, no estímulo a conhecer a situação clínica de forma própria para a idade. O uso da história em quadrinhos mostrou-se como uma abordagem capaz de permitir o brincar, o educar e o cuidar, pois reuniu elementos lúdicos e educativos para a avaliação ampliada da criança.

Conclusão: a participação da criança no cuidado envolveu escuta sensível, comunicação adequada para a idade e ambiente, abordagem inclusiva e o permitir ser criança enquanto aprende sobre si e sobre o ambiente.

Author Biographies

Nayara Araujo Sousa, Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HU-UFMA), São luís, Maranhão.

Enfermeira, Residente em Atenção à Saúde da Criança pela Residência Multiprofissional em Saúde do Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão.

Jeanine Porto Brondani, Universidade Federal do Maranhão (HU-UFMA), Departamento de Enfermagem, São Luís, Maranhão.

Enfermeira, Profesora do Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Maranhão, Especialista em saúde da Criança, Mestre e Doutora em Enfermagem.

Published

2023-11-28

How to Cite

Sousa, N. A., & Brondani, J. P. (2023). O USO DE HISTÓRIA EM QUADRINHOS NO CUIDADO À CRIANÇA NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA PEDIÁTRICA. Cogitare Enfermagem, 28. https://doi.org/10.1590/ce.v28i0.91055

Issue

Section

Research