Open Journal Systems

ÚLCERAS OU INFECÇÕES EM MEMBROS INFERIORES NAS PESSOAS COM DIABETES MELLITUS: CONHECIMENTOS E PRÁTICAS DOS ENFERMEIROS

Patrícia Helena Gonçalves, Amábile Giulia Faraoni Cardoso, Thalita da Silva Ribeiro, Silvia Matumoto, Tauani Zampieri Fermino, Cinira Magali Fortuna, Angelina Lettiere-Viana

Resumo


Objetivo: identificar o conhecimento dos enfermeiros e as práticas relacionadas a úlceras ou infecções em membros inferiores nas pessoas com diabetes mellitus.

Método: estudo qualitativo realizado com 24 enfermeiros de equipes de saúde da família de um município do interior do estado de Minas Gerais - Brasil. Entrevistas semiestruturadas foram realizadas nos meses de outubro e novembro de 2022, analisadas pela técnica de análise temática e discutidas pela literatura relativa à temática.

Resultados: foram identificadas duas categorias temáticas: “Conhecimento sobre úlceras ou infecções em membros inferiores em pessoas com diabetes mellitus” e “Trabalho do enfermeiro no cuidado às pessoas com diabetes mellitus”.

Conclusão: o estudo demonstrou que os conhecimentos e as práticas sobre úlceras ou infecções em membros inferiores estão fragilizados, evidenciando a necessidade de construção do conhecimento na área da enfermagem e o incentivo para a adoção de medidas preventivas pelos profissionais de saúde, em especial, os enfermeiros da atenção básica.


Palavras-chave


Diabetes Mellitus; Úlcera Diabética do Pé; Prevenção; Cuidados de Enfermagem; Atenção Básica.

Texto completo:

PDF (PORTUGUÊS)


DOI: http://dx.doi.org/10.1590/ce.v29i0.90825