Open Journal Systems

MARCADOR DE LESÃO MIOCÁRDICA TROPONINA E O DESFECHO NA COVID-19: SCOPING REVIEW

Andreia Aparecida Rodrigues, Joana Darc Chaves Cardoso, Jocilene de Carvalho Miraveti, Camila Maria Cenzi

Resumo


Objetivo: Analisar evidências científicas sobre alterações do marcador de lesão miocárdica troponina e o desfecho clínico em pacientes hospitalizados com Covid-19.

Método: Adotou-se scoping review, nas bases Medical Literature Analysis and Retrieval System Online, Scientific Electronic Library Online e Biblioteca Virtual em Saúde, de maio a julho de 2022. Utilizando como descritores: troponin; covid-19; cardiovascular system.

Resultados: 23 estudos revelaram alterações cardíacas em pacientes hospitalizados com Covid-19 pelo exame do biomarcador cardioespecífico troponina, além de relacioná-lo a altas taxas de mortalidade. Estudos têm demonstrado grande relação entre lesão miocárdica aguda, evidenciada por elevação da troponina a um pior desfecho durante a hospitalização.

Conclusão: Mapearam-se as alterações cardiovasculares de pacientes hospitalizados com Covid-19 que evoluíram para quadros graves da doença. Este estudo pode contribuir para o planejamento assistencial através de protocolos voltados para o manejo clínico, específicos para pacientes com a doença, tanto na fase aguda quando na fase pós Covid-19.


Palavras-chave


Troponina; Sistema Cardiovascular; Covid-19; Enfermagem.

Texto completo:

PDF (PORTUGUÊS)