Open Journal Systems

SATISFAÇÃO COM OS CUIDADOS DE ENFERMAGEM DE PACIENTES ONCOLÓGICOS EM USO DE ANTINEOPLÁSICOS AMBULATORIAL

Jean Vitor Silva Ferreira, Gabriel de Luca Sousa Bandeira, Tais dos Passos Sagica, Crislen de Melo Conceição, Nathalia Oliveira de Souza, Marta Solange Camarinha Ramos Costa, Aline Maria Pereira Cruz Ramos

Resumo


Objetivo: avaliar a satisfação do usuário oncológico ambulatorial em uso de antineoplásicos sobre os cuidados de enfermagem.

Métodos: estudo transversal com abordagem quantitativa, realizado no Serviço de Quimioterapia de um hospital universitário localizado em Belém-PA - Brasil, com 200 usuários no período de junho de 2019 a junho de 2022, através de entrevista e uso do Instrumento de Satisfação do Paciente. Aplicou-se análise de qui-quadrado de Pearson e considerou-se p-valor ≤0,05.

Resultados: os usuários relataram bom índice de satisfação na média geral dos domínios (>90%), destacando o domínio técnico-profissional, seguido do educacional e confiança. As variáveis de esclarecimento sobre as orientações médicas, dar bons conselhos, tomar iniciativa após as respostas dos pacientes foram associadas à satisfação do usuário conforme a topografia do câncer e a disponibilidade da equipe àqueles com diferentes graus de estadiamento.

Conclusão: este estudo auxilia gestores na identificação e planejamento de melhorias nas áreas e serviços.


 


Palavras-chave


Neoplasia; Antineoplásicos; Cuidados de Enfermagem; Satisfação do Paciente; Serviços Públicos de Saúde.

Texto completo:

PDF (PORTUGUÊS)


DOI: http://dx.doi.org/10.1590/ce.v28i0.90006