Open Journal Systems

INSTRUMENTOS UTILIZADOS NA AVALIAÇÃO DA CAPACIDADE FUNCIONAL, FRAGILIDADE E SARCOPENIA EM IDOSOS: REVISÃO INTEGRATIVA

Maria Eduarda dos Santos, Daiane de Souza Fernandes, Mauriely Paiva de Alcântara e Silva, Fernanda de Brito Matiello, Pollyanna Guimarães Braga, Elisa Rosas Cervantes, Rosalina Aparecida Partezani Rodrigues

Resumo


Objetivo: analisar o conhecimento produzido na literatura científica sobre os instrumentos utilizados na avaliação da capacidade funcional, fragilidade e sarcopenia do idoso.

Método: revisão integrativa da literatura, nas bases de dados Cinahl, MEDLINE/PubMed, Embase, Web of Science e Scopus, de 2012-2021. Foram extraídos os dados: autores, ano, país de publicação, tipo de estudo, características da amostra, objetivo, resultados e os instrumentos. Ademais, foi realizada a avaliação da qualidade metodológica e nível de evidência.

Resultados: a amostra final incluiu 13 artigos. Os instrumentos mais utilizados foram: Índice de Lawton e Brody para avaliação da capacidade funcional; modelo conceitual do fenótipo para fragilidade; e a conceituação e diagnóstico do Grupo de Trabalho Europeu da Sarcopenia.

Conclusão: as evidências científicas demonstraram a importância da utilização de instrumentos para o rastreio destas condições que podem interferir na saúde da população idosa, reforçando a necessidade do fortalecimento de práticas de cuidados interprofissionais.


Palavras-chave


Idoso; Atividades Cotidianas; Fragilidade; Sarcopenia; Saúde do Idoso.

Texto completo:

PDF (PORTUGUÊS)


DOI: http://dx.doi.org/10.1590/ce.v28i0.89719