Open Journal Systems

DESAFIOS ENFRENTADOS PELO ENFERMEIRO NO ATENDIMENTO À PESSOA IDOSA VÍTIMA DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA: UMA ABORDAGEM QUALITATIVA

Jordânia Paixão Sobral, Marcella Lima Marinho, Bruno Miranda da Rocha

Resumo


Objetivo: descrever os desafios enfrentados por enfermeiros na detecção e atendimento à pessoa idosa vítima de violência doméstica.

Método: estudo exploratório, qualitativo, realizado com 13 enfermeiros de 13 Unidades da Estratégia Saúde da Família de Boa Vista, Roraima, Brasil, com entrevista realizada entre março e julho de 2021, submetida à análise de conteúdo de Bardin.

Resultados: dos entrevistados, 75% não encontraram dificuldades na detecção de idosos violentados. Os entrevistados encaminham os idosos ao Centro de Referência de Assistência Social ou aos órgãos competentes. A violência financeira é prevalente.

Conclusão: a detecção do idoso violentado não depende somente do profissional, mas da contribuição das vítimas, da comunidade e dos órgãos competentes. Verificou-se que os participantes não possuíam um protocolo formalizado de violência contra a pessoa idosa, realizando apenas notificação e encaminhamento aos serviços competentes.


Palavras-chave


Enfermagem; Abuso de Idosos; Violência doméstica. Cuidados de Enfermagem; Atenção Primária.

Texto completo:

PDF (PORTUGUÊS)


DOI: http://dx.doi.org/10.1590/ce.v28i0.86295