DESAFIOS ENFRENTADOS PELO ENFERMEIRO NO ATENDIMENTO À PESSOA IDOSA VÍTIMA DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA: UMA ABORDAGEM QUALITATIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/ce.v28i0.86295

Palavras-chave:

Enfermagem, Abuso de Idosos, Violência doméstica. Cuidados de Enfermagem, Atenção Primária.

Resumo

Objetivo: descrever os desafios enfrentados por enfermeiros na detecção e atendimento à pessoa idosa vítima de violência doméstica.

Método: estudo exploratório, qualitativo, realizado com 13 enfermeiros de 13 Unidades da Estratégia Saúde da Família de Boa Vista, Roraima, Brasil, com entrevista realizada entre março e julho de 2021, submetida à análise de conteúdo de Bardin.

Resultados: dos entrevistados, 75% não encontraram dificuldades na detecção de idosos violentados. Os entrevistados encaminham os idosos ao Centro de Referência de Assistência Social ou aos órgãos competentes. A violência financeira é prevalente.

Conclusão: a detecção do idoso violentado não depende somente do profissional, mas da contribuição das vítimas, da comunidade e dos órgãos competentes. Verificou-se que os participantes não possuíam um protocolo formalizado de violência contra a pessoa idosa, realizando apenas notificação e encaminhamento aos serviços competentes.

Biografia do Autor

Jordânia Paixão Sobral, Universidade Estadual de Roraima (UERR), Boa Vista, Roraima

Graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual de Roraima, UERR, Brasil.

Marcella Lima Marinho, Universidade Estadual de Roraima (UERR), Boa Vista, Roraima

Formação profissional: Enfermeira, Mestre em Ciências da Saúde pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Universidade Federal de Roraima, UFRR, Brasil.

Bruno Miranda da Rocha, Universidade Estadual de Roraima (UERR), Boa Vista, Roraima

Formação Profissional: Odontologia, Doutor em Enfermagem e Biociências pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.

Publicado

01-11-2023

Como Citar

Sobral, J. P., Marinho, M. L., & Rocha, B. M. da. (2023). DESAFIOS ENFRENTADOS PELO ENFERMEIRO NO ATENDIMENTO À PESSOA IDOSA VÍTIMA DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA: UMA ABORDAGEM QUALITATIVA. Cogitare Enfermagem, 28. https://doi.org/10.1590/ce.v28i0.86295

Edição

Seção

Artigo Original