Open Journal Systems

ADESÃO AO AUTOCUIDADO DO PACIENTE COM DISFUNÇÃO NEUROGÊNICA DO TRATO URINÁRIO INFERIOR: VALIDAÇÃO DE INSTRUMENTO

Cínthia Ferreira Candido, Alessandra Sant'Anna Nunes, Fernanda Henriques da Silva, Livia Fajin de Mello, Advi Catarina Barbachan Moraes, Ellen Marcia Peres

Resumo


Objetivo: construir e validar o conteúdo do instrumento de adesão ao autocuidado de pacientes com Disfunção Neurogênica do Trato Urinário Inferior que realizam o autocateterismo intermitente quanto a aparência e conteúdo.

Método: Estudo metodológico de validação de conteúdo de instrumento, composto por três etapas: revisão da literatura, construção do instrumento e validação de instrumento, respectivamente. A análise foi realizada através do modelo de Agree, e pelo cálculo de índice de validação de conteúdo, entre 2020 e 2021.

Resultados: O Agree II, apresentou resultado de 85,6% e 84,5% para validação dos domínios escopo e finalidade e partes interessadas. Na validação de conteúdo, o item histórico familiar foi retirado do instrumento com índice de vaidade de conteúdo de 0,77.

Conclusão: O instrumento contribuirá para oferecer subsídios para a prática profissional e aos pacientes portadores da disfunção.


Palavras-chave


Bexiga urinária neurogênica; Cateterismo uretral intermitente; Autocuidado; Cooperação e adesão ao tratamento; Teoria de Enfermagem.

Texto completo:

PDF (PORTUGUÊS)


DOI: http://dx.doi.org/10.1590/ce.v28i0.84779