ADESÃO AO AUTOCUIDADO DO PACIENTE COM DISFUNÇÃO NEUROGÊNICA DO TRATO URINÁRIO INFERIOR: VALIDAÇÃO DE INSTRUMENTO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/ce.v28i0.84779

Palavras-chave:

Bexiga urinária neurogênica, Cateterismo uretral intermitente, Autocuidado, Cooperação e adesão ao tratamento, Teoria de Enfermagem.

Resumo

Objetivo: construir e validar o conteúdo do instrumento de adesão ao autocuidado de pacientes com Disfunção Neurogênica do Trato Urinário Inferior que realizam o autocateterismo intermitente quanto a aparência e conteúdo.

Método: Estudo metodológico de validação de conteúdo de instrumento, composto por três etapas: revisão da literatura, construção do instrumento e validação de instrumento, respectivamente. A análise foi realizada através do modelo de Agree, e pelo cálculo de índice de validação de conteúdo, entre 2020 e 2021.

Resultados: O Agree II, apresentou resultado de 85,6% e 84,5% para validação dos domínios escopo e finalidade e partes interessadas. Na validação de conteúdo, o item histórico familiar foi retirado do instrumento com índice de vaidade de conteúdo de 0,77.

Conclusão: O instrumento contribuirá para oferecer subsídios para a prática profissional e aos pacientes portadores da disfunção.

Biografia do Autor

Cínthia Ferreira Candido, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Residência em Enfermagem Clínica pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro no período de 2020-2022.

Alessandra Sant'Anna Nunes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora assistente do Departamento de Enfermagem Médico Cirúrgica da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Fernanda Henriques da Silva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Enfermeira no ambulatório de Estomaterapia na Policlínica Piquet Carneiro.

Livia Fajin de Mello, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora Assistente da Faculdade de Enfermagem da UERJ no Departamento Médico Cirúrgico.

Advi Catarina Barbachan Moraes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Mestre em enfermagem. Professora Assistente do Departamento Médico-Cirúrgico de Graduação em Enfermagem da UERJ e Coordenadora do Projeto de Extensão: Simulação Realística: estratégia de tomada de decisão clínica através da Sistematização da Assistência de Enfermagem.

Ellen Marcia Peres, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora Associada do Departamento de Enfermagem Médico Cirúrgico da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Conselheira Vice presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro (COREN-RJ) - 2021/2023

Publicado

2023-06-02

Como Citar

Candido, C. F., Nunes, A. S., Silva, F. H. da, Mello, L. F. de, Moraes, A. C. B., & Peres, E. M. (2023). ADESÃO AO AUTOCUIDADO DO PACIENTE COM DISFUNÇÃO NEUROGÊNICA DO TRATO URINÁRIO INFERIOR: VALIDAÇÃO DE INSTRUMENTO. Cogitare Enfermagem, 28. https://doi.org/10.1590/ce.v28i0.84779

Edição

Seção

Artigo Original