Open Journal Systems

PADRÃO ESPAÇO-TEMPORAL E FATORES ASSOCIADOS À MORTALIDADE POR TUBERCULOSE EM UM ESTADO DO NORDESTE– BRASIL

George Jó Bezerra Sousa, Bruno Victor Barros Cabral, Antonio Marcílio Silveira Silva, Monalisa Ribeiro Alves, Thatiana Araújo Maranhão, Maria Lúcia Duarte Pereira

Resumo


Objetivo: identificar o padrão espaço-temporal da mortalidade por tuberculose e seus fatores a ela relacionados.

Método: estudo ecológico, usando como unidade de análise os municípios do estado do Ceará, Brasil, durante o período de 2001 a 2017. A mortalidade por tuberculose foi analisada por técnicas de análise temporal e espacial.

Resultados: no período, foram notificados 1.513 óbitos por tuberculose. Detectou-se aumento anual médio de 15% na mortalidade (Intervalo de Confiança 95%: 6,2 – 24,6). Os indicadores que mais influenciaram a mortalidade foram: esperança de vida ao nascer (β=3,38), domicílios com abastecimento de água e esgotamento sanitário inadequados (β=-0,01) e probabilidade de sobrevivência até os 60 anos (β=-2,26).

Conclusão: este estudo evidenciou o aumento no padrão temporal da mortalidade por tuberculose ao longo dos anos. Deve-se, portanto, enfatizar estratégias de cuidado voltadas à adesão ao tratamento e de saúde pública voltadas à melhoria do ambiente da população.


Palavras-chave


Tuberculose; Mortalidade; Estudos de Séries Temporais; Análise Espacial; Epidemiologia.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ce.v27i0.82741