HISTÓRIA DE FAMILIARES SOBRE O CUIDADO DA PESSOA COM DEPENDÊNCIA QUÍMICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v27i0.81050

Palavras-chave:

Dependência Química, Enfermagem, Família, Saúde Mental, Profissionais de saúde.

Resumo

Objetivo: conhecer como o familiar vivencia o cuidado da pessoa com dependência química.

Método: História Oral Temática Híbrida, com quatro colaboradores, tendo como local um hospital psiquiátrico localizado na cidade de Curitiba, Paraná, Brasil. Coleta de dados entre os meses de outubro e novembro de 2020. Os dados foram analisados seguindo os passos de transcrição absoluta, textualização e transcriação.

Resultados: revelaram-se dois temas: A vivência sofrida do familiar com o tratamento do dependente químico e Espiritualidade e religiosidade como suporte para lidar com os desafios da dependência.

Conclusão:a dependência química causa impactos nos familiares, que sofrem em virtude do surgimento dessa doença, gerando sofrimento, frustação e, por vezes, desesperança por parte dos familiares. Experiências diversas sobre o mesmo evento podem servir como reflexão e alerta para todos sobre a importância do cuidado voltado aos familiares.

 

Downloads

Publicado

10-08-2022

Como Citar

Miziara, D. F. J., Nimtz, M. A., Kuznier, T. P., Miranda, F. M. D., Souza, S. R. R. K., Bais, D. D. H., & Paes, M. R. (2022). HISTÓRIA DE FAMILIARES SOBRE O CUIDADO DA PESSOA COM DEPENDÊNCIA QUÍMICA. Cogitare Enfermagem, 27. https://doi.org/10.5380/ce.v27i0.81050

Edição

Seção

Artigo Original