PROCESSO AVALIATIVO EM ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA O ESTUDO

Autores

  • César Cavalcanti da Silva
  • Ana Tereza Medeiros C. da Silva
  • Ana Karla Sousa de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v12i4.10065

Palavras-chave:

Educação, Ensino, Enfermagem.

Resumo

Partindo do pressuposto que o processo avaliativo nos estágios supervisionados encontra-se vinculado a uma abordagem pedagógica tradicional, neste estudo buscou-se compreender o processo avaliativo realizado no estágio supervisionado de um curso de graduaçãoem Enfermagem em atividade no nordeste brasileiro. Os participantes foram quatro enfermeiros, dois supervisores diretos e dois indiretos. A análise do material empírico se deu através da técnica de Análise de Discurso e os resultados evidenciaram que a maioria dos entrevistados utilizava elementos de diferentes abordagens pedagógicas para a prática do processo avaliativo. As contradições observadas relacionaram-se à função dos supervisores diretos e indiretos neste processo, bem como à utilização de abordagens que desconsideram o desenvolvimento crítico, reflexivo e questionador, necessário a uma formação profissional socialmente comprometida. Concluiu-se que há uma urgente necessidade de mudanças no processo avaliativo vigente, a partir do uso de práticas pedagógicas que propiciem uma formação integral ao aluno, superando as vertentes tradicionais, tendo em vista o modelo de saúde vigente e o perfil profissional que ele requer.

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Publicado

20-12-2007

Como Citar

Silva, C. C. da, Silva, A. T. M. C. da, & Oliveira, A. K. S. de. (2007). PROCESSO AVALIATIVO EM ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA O ESTUDO. Cogitare Enfermagem, 12(4). https://doi.org/10.5380/ce.v12i4.10065

Edição

Seção

Artigo Original