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PROCESSO AVALIATIVO EM ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA O ESTUDO

César Cavalcanti da Silva, Ana Tereza Medeiros C. da Silva, Ana Karla Sousa de Oliveira

Resumo


Partindo do pressuposto que o processo avaliativo nos estágios supervisionados encontra-se vinculado a uma abordagem pedagógica tradicional, neste estudo buscou-se compreender o processo avaliativo realizado no estágio supervisionado de um curso de graduaçãoem Enfermagem em atividade no nordeste brasileiro. Os participantes foram quatro enfermeiros, dois supervisores diretos e dois indiretos. A análise do material empírico se deu através da técnica de Análise de Discurso e os resultados evidenciaram que a maioria dos entrevistados utilizava elementos de diferentes abordagens pedagógicas para a prática do processo avaliativo. As contradições observadas relacionaram-se à função dos supervisores diretos e indiretos neste processo, bem como à utilização de abordagens que desconsideram o desenvolvimento crítico, reflexivo e questionador, necessário a uma formação profissional socialmente comprometida. Concluiu-se que há uma urgente necessidade de mudanças no processo avaliativo vigente, a partir do uso de práticas pedagógicas que propiciem uma formação integral ao aluno, superando as vertentes tradicionais, tendo em vista o modelo de saúde vigente e o perfil profissional que ele requer.


Palavras-chave


Educação; Ensino; Enfermagem.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ce.v12i4.10065