DESEMPENHO PRODUTIVO E REPRODUTIVO DE OVELHAS SANTA INÊS SUPLEMENTADAS COM CROMO ORGÂNICO DURANTE A ESTAÇÃO DE MONTA E A GESTAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v17i1.20867Palavras-chave:
Zootecnia, Nutrição, OvinosResumo
O objetivo do presente estudo foi avaliar os efeitos da suplementação dietética com cromo no desempenho produtivo e reprodutivo de ovelhas da raça Santa Inês mantidas em pastagem. Foram utilizadas 26 fêmeas multíparas, divididas nos tratamentos cromo e controle. Aferiu-se o peso e a condição corporal das ovelhas nos dias 28, 56, 84, 112, 140, 168 do período experimental. Foram pesquisadas as taxas de prolificidade e de concepção. O peso ao nascer dos borregos foi obtido em até 12 h após o parto. O peso vivo e a condição corporal das fêmeas, o peso ao nascer dos borregos e as taxas de prolificidade e concepção não foram influenciados pelo tratamento. A elevação do peso vivo com redução na condição corporal dos animais foi observada com a evolução da gestação. O peso ao nascer não foi diferente entre os sexos, entretanto foi inferior nos borregos nascidos de partos duplos. O cromo não influenciou o desempenho durante a estação reprodutiva e ao longo do período gestacional.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.











