Editar os metadados, considerando:
Indicar, pelo menos, três possíveis revisores:
Os revisores devem ser especialistas na área, preferencialmente doutores e sem conflitos de interesse para avaliar o manuscrito. Evite indicar revisores/as que sejam do mesmo grupo, da mesma instituição e do mesmo país.
Incluir:
Na seção: Comentários para o editor.
INSTRUÇÕES / Atualização feita em Agosto 2022
O periódico ARCHIVES OF VETERINARY SCIENCE (AVS) é publicado trimestralmente, sob orientação do seu Corpo Editorial, com a finalidade de divulgar artigos científicos inéditos e de revisão relacionados à medicina veterinária e suas áreas correlatas. A AVS abrange temas específicos como: clínica, cirurgia, patologia veterinária, medicina veterinária preventiva, nutrição, alimentação animal, meio ambiente, saúde única/global, reprodução, melhoramento genético animal, tecnologia e inspeção dos produtos de origem animal, economia, sociologia rural, entre outros de igual importância. Não são publicados relatos-de-casos.
A publicação do artigo dependerá da observância das normas editoriais e dos pareceres dos consultores “ad hoc”. Todos os pareceres têm caráter sigiloso e imparcial, e os conceitos e/ou patentes emitidos nos artigos, são de inteira responsabilidade dos autores. A AVS se exime de quaisquer danos autorais. A submissão de artigos deve ser feita diretamente na página da revista (https://revistas.ufpr.br/veterinary). Mais informações podem ser encontradas na seção “Sobre a revista” ou por e-mail ao Editor e/ou Suporte.
APRESENTAÇÃO DOS ARTIGOS – NORMAS GERAIS
* Para agilizar a tramitação e publicação do artigo, recomendamos fortemente que as todas as normas sejam obedecidas, incluindo ampla revisão na formatação das referências e de gramática, tanto no idioma Português, quanto Inglês. Sugerimos que os autores adotem o novo ‘template’ oferecido pela revista clicando aqui. Este formato facilita o processo de avaliação e agilizará a editoração do documento final.
1. Digitação – Com o novo formato digital, sugerimos que o artigo tenha no máximo 25 páginas, incluindo referências. O documento deverá ser digitado em folha com tamanho A4 (210 x 297 mm), com margens laterais direita, esquerda, superior e inferior de 2,5 cm. As páginas deverão ser numeradas de forma progressiva no canto superior direito. Deverá ser utilizado fonte Times new roman, tamanho 11 em espaço 1,5 e em uma coluna. Deverá ser inserido o número de linhas de forma contínua ao longo de todo o texto.
Tabelas e Figuras com legendas e rodapé (opcional) devem ser inseridas diretamente no texto do documento para avaliação – utilizar alta definição para figuras. Não existe limite para tabelas e figuras, porém se sugere que todas sejam extremamente necessárias para a compreensão do texto/resultados.
2. Identificação dos autores e instituições – Todos os dados referentes a autores devem ser inseridos exclusivamente na seção METADADOS no momento da submissão online, com atenção para locais com caixa alta e baixa. A ordem dos autores não poderá ser alterada posteriormente, portanto dê bastante atenção a esse passo no momento da submissão. É imprescindível incluir a afiliação (incluindo cidade, estado e país) de todos os autores nesta seção. Caso haja inconsistência, o artigo será rejeitado antes de ser enviado aos avaliadores. A identificação dos autores deverá compor o corpo do artigo enviado para a revista. A revista adota o sistema de revisão às cegas, aonde o revisor saberá o nome e a origem dos autores.
3. Tabelas – As tabelas devem ser numeradas em algarismo arábico seguido de hífen. O título será inserido na parte superior da tabela em caixa baixa e espaço simples. As abreviações devem ser descritas no corpo do título das tabelas e figuras. Quando couber, os cabeçalhos das colunas devem possuir as unidades de medida. Tanto o título, quanto as notas de rodapé, devem fazer parte da tabela, inseridos em "linhas de tabela".
4. Figuras – As figuras devem ser numeradas em algarismo arábico seguido de hífen. O título será inserido na mesma linha em caixa baixa e espaço simples. As designações ou legendas das variáveis X e Y devem ter iniciais maiúsculas e unidades entre parênteses.
NORMAS EDITORIAIS
Artigo completo – Os artigos poderão ser escritos em idioma português (nomenclatura oficial) ou em inglês e amplamente revisados. O artigo científico deverá conter os seguintes tópicos: Título (Português OU Inglês), Resumo, Palavras-chave, Introdução; Material e Métodos, Resultados, Discussão, Conclusão, Agradecimentos (opcional), Nota informando aprovação por Comitê de Ética (quando houver), e Referências. Preferencialmente, os itens Resultados e Discussão devem ser escritos separados.
Artigo de Revisão – Os artigos de revisão devem seguir a mesma norma do artigo científico e conter os seguintes tópicos: Título (Português OU Inglês), Resumo, Palavras-chave, Introdução, Desenvolvimento (em subitens), Conclusão, Agradecimento(s) (opcional), Referencias. A publicação de artigos de revisão fica condicionada à relevância do tema, mérito científico dos autores e disponibilidade da Revista.
ESTRUTURA DO ARTIGO (observar o formato do “Template”)
TÍTULO – Centralizado na página e com letras minúsculas. Somente incluir título em português OU inglês.
RESUMO – O texto deverá conter até 300 palavras em língua portuguesa OU inglesa. As informações devem ser precisas e abordar: o problema de forma breve, o objetivo, material e métodos, resultados (incluir os dados mais significativos) e conclusões. O texto deve ser justificado e digitado em parágrafo único. Deve ser precedido do termo “Resumo” em negrito.
PALAVRAS-CHAVE – Inserir logo abaixo do resumo. Máximo de cinco palavras em letras minúsculas, separadas por ponto-e-vírgula, retiradas exclusivamente do artigo, não devem fazer parte do título.
INTRODUÇÃO – Abrange uma revisão de literatura cientifica de relevância focada no tema em 5 a 6 parágrafos. É importante colocar o(s) objetivo(s) ao final da Introdução.
MATERIAL E MÉTODOS – O autor deverá ser preciso na descrição das metodologias e possíveis adaptações realizadas nas metodologias, incluindo na experimentação animal. Os dados devem conter as referências específicas para consulta dos procedimentos utilizados. Não utilizar nomes comerciais de produtos. Podem ser utilizados subitens, sendo os mesmos, grafados em itálico.
RESULTADOS – Abordar exclusivamente os dados obtidos, sem incluir referências de outras fontes. Símbolos e unidades devem ser listados conforme os exemplos: 36%, 88 kg, 42 ml, (P < 0,05), r2 = 0,89. Nas tabelas, inclua o valor da probabilidade como “valor de P”. Incluir também os valores de média e desvio padrão (15,0 ± 0,5 ou 15.0 ± 0.05 no inglês) ao demonstrar dados de comparação ou resultados de tratamentos. Não se deve repetir dados no texto e os resultados nas tabelas ou figuras.
DISCUSSÃO – Apresente os seus dados brevemente, incluindo uma breve interpretação com dados da literatura atual e anterior quando necessário para cada novo parágrafo. Demonstre a relação entre fatos ou generalizações reveladas nos resultados e na literatura. Aponte exceções ou aspectos ainda não resolvidos. Mostre como os seus resultados ou interpretações concordam com trabalhos previamente publicados ou discordam deles. Não utilize trabalhos não publicados e citações de terceiros ou de fontes pouco científicas. Discuta os aspectos teóricos e/ou práticos do seu trabalho. Pequenas especulações podem ser interessantes, porém devem manter uma relação factual com os seus resultados. Afirmações tais como: "Atualmente nós estamos tentando resolver este problema..." não serão aceitas. Conclua sua discussão com uma curta afirmação sobre a significância dos seus resultados.
CONCLUSÕES – Preferencialmente redigir a conclusão em parágrafo único, baseada nos objetivos. Este item deve ser apresentado de forma clara e sem abreviações.
AGRADECIMENTOS – (opcional) O autor pode incluir agradecimentos recebidos à pesquisa, sejam eles intelectual, financeiro (agência de fomento) ou de estrutura física, como laboratórios ou equipamento.
NOTAS INFORMATIVAS – (opcional) O autor pode incluir um breve parágrafo com informações e número de protocolo de aprovação da pesquisa pela Comissão de Ética e ou Biossegurança.
REFERÊNCIAS – Usar como base as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT (NBR 10520 (NB 896) - 08/2002). Devem ser inseridas logo abaixo do texto. As referências devem ser ordenadas alfabeticamente pelo sobrenome do autor. O sobrenome deve ser em letras minúsculas. Utilizar itálico para nomes científicos nos títulos. O nome dos periódicos deve ser abreviado (siga regras específicas). Indica-se o(s) autor(es) com entrada pelo último sobrenome seguido do(s) prenome(s) abreviado (s). O nome dos autores deve ser separado por vírgula. Não se deve utilizar negrito nas referências.
Exemplo de referências:
Artigos de periódicos – citar os 3 primeiros autores seguido de "et al."
Jochle W, Lamond DR, Andersen AC, et al. Mestranol as an abortifacient in the bitch. Theriogenol, 4:(1);1-9, 2019.
Livros e capítulos de livro. Os elementos essenciais são: autor(es), título e subtítulo (se houver), seguidos da expressão "In:", e da referência completa (Sobrenome, Nome Abreviado. Título: subtítulo (se houver). Edição (se houver). Local de publicação: Editora, data de publicação da obra, paginação). Deve-se informar a paginação total ao final. Quando a editora não for identificada, deve-se indicar a expressão sine nomine, abreviada, entre colchetes [s.n.]. Quando o editor e local não puderem ser indicados na publicação, utilizam-se ambas as expressões, abreviadas, e entre colchetes [S.I.: s.n.].
REFERÊNCIA DE LIVROS (in totum):
Bichard SJ, Sherding RG. Small animal practice. Philadelphia: W.B. Saunders, 1997. 1467 p.
REFERÊNCIA DE PARTES DE LIVROS: (Capítulo com autoria)
Smith M. Anestrus, pseudopregnancy and cystic follicles. In: Morrow DA. Current Therapy in Theriogenology. 2ºed. Philadelphia: W.B. Saunders, 1986. p.585-586.
REFERÊNCIA DE PARTES DE LIVROS: (Capítulo sem autoria)
Cochran WC. The estimation of sample size. In____. Sampling techniques. 3oed. New York: John Willey, 1977. p.72-90.
OBRAS DE RESPONSABILIDADE DE UMA ENTIDADE COLETIVA: A entidade é tida como autora e deve ser escrita por extenso, acompanhada por sua respectiva abreviatura. No texto, é citada somente a abreviatura correspondente. Quando a editora é a mesma instituição responsável pela autoria e já tiver sido mencionada, não é indicada.
Association of Official Analytical Chemistry, AOAC. Official methods of analysis. 16oed. Arlington: AOAC International, 1995. 1025p.
Universidade Federal de Viçosa, UFV. Sistema de análises estatísticas e genéticas, SAEG. Versão 8.0. Viçosa, MG, 2000. 142p.
REFERÊNCIA DE TESE/DISSERTAÇÃO/MONOGRAFIA:
Bacila M. Contribuição ao estudo do metabolismo glicídico em eritrócitos de animais domésticos. Dissertação MSc em Ciências Veterinárias. Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 77p. 1989.
REFERÊNCIA DE PUBLICAÇÕES EM CONGRESSOS:
Kozicki LE, Shibata FK. Perfil de progesterona em vacas leiteiras no período do puerpério, determinado pelo radioimunoensaio, RIA. In: 24º Congresso Brasileiro de Medicina Veterinária. Anais... Sociedade Goiana de Veterinária, Goiânia. 1996, p. 106-107.
Restle J, Souza EVT, Nucci EPD, et al. Performance of cattle and buffalo fed with different sources of roughage. In: 4th World Buffalo Congress. 1994, São Paulo. Proceedings... São Paulo: Associação Brasileira dos Criadores de Búfalos, 1994. p.301-303.
REFERÊNCIA DE ARTIGOS DE PERIÓDICOS ELETRÔNICOS: Quando se tratar de obras consultadas on-line, são essenciais as informações sobre o endereço eletrônico completo, após a referência.
Prada F, Mendonça Jr, CX, Carciofi AC. Concentração de cobre e molibdênio em algumas plantas forrageiras do Estado do Mato Grosso do Sul. Braz J Vet Res Ani Sci, 35;6:1998. http://www.scielo.br/.
Müller SPM. A comunicação científica e o movimento de acesso livre ao conhecimento. Ciência da Informação, Brasília, 35: 2, 2006. http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010019652006000200004&lng=pt&nrm=iso
Rafllar PG, Blas C. Digestión de la soja integral em ruminantes. http://www.ussoymeal.org/ruminant_s.pdf. Acesso em: 12/10/2002.
Silva RN, Oliveira R. Os limites pedagógicos do paradigma da qualidade total na educação. In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA URPe, 4., 1996, Recife. Anais eletrônico...Recife: Universidade Federal do Pernambuco, 1996. Disponível em: http://www.propesq.ufpe.br/anais/anais.htm> Acesso em: 21/01/1997.
CITAÇÕES NO TEXTO:
As citações no texto deverão ser feitas em letras minúsculas em todas situações. Quando se tratar de dois autores, ambos devem ser citados, seguido apenas do ano da publicação. Três ou mais autores, citar o sobrenome do primeiro autor seguido de et al. obedecendo aos exemplos abaixo:
Silva e Oliveira (2017)
Schimmidt et al. (2019)
(Teotonio et al., 2018)
CONDIÇÕES PARA SUBMISSÃO
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação aos itens listados a seguir. Carregar o arquivo contendo o manuscrito com a indicação dos autores inclusa, em formato Word ou similar.
Editar os metadados, considerando:
1. Nome e ordem correta dos autores (revisar conforme template).
2. Afiliação (Não abreviar), incluindo, cidade, estado e país.
3. Título somente em inglês OU em português (somente uma opção).
4. Resumo e Palavras-chave OU a versão em inglês.
5. Os autores devem escolher a seção para envio do trabalho. Trabalhos no formato "Short-communication" também serão aceitos.
6. Indicar, pelo menos, três possíveis revisores: Os revisores devem ser especialistas na área, preferencialmente doutores e sem conflitos de interesse, para avaliar o manuscrito. Evite indicar revisores/as que sejam do mesmo grupo, da mesma instituição ou do mesmo país que os autores. É necessário incluir o nome completo, afiliação e E-mail para contato.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.