DESEMPENHO PRODUTIVO E REPRODUTIVO DE OVELHAS SANTA INÊS SUPLEMENTADAS COM CROMO ORGÂNICO DURANTE A ESTAÇÃO DE MONTA E A GESTAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v17i1.20867Keywords:
Zootecnia, Nutrição, OvinosAbstract
O objetivo do presente estudo foi avaliar os efeitos da suplementação dietética com cromo no desempenho produtivo e reprodutivo de ovelhas da raça Santa Inês mantidas em pastagem. Foram utilizadas 26 fêmeas multíparas, divididas nos tratamentos cromo e controle. Aferiu-se o peso e a condição corporal das ovelhas nos dias 28, 56, 84, 112, 140, 168 do período experimental. Foram pesquisadas as taxas de prolificidade e de concepção. O peso ao nascer dos borregos foi obtido em até 12 h após o parto. O peso vivo e a condição corporal das fêmeas, o peso ao nascer dos borregos e as taxas de prolificidade e concepção não foram influenciados pelo tratamento. A elevação do peso vivo com redução na condição corporal dos animais foi observada com a evolução da gestação. O peso ao nascer não foi diferente entre os sexos, entretanto foi inferior nos borregos nascidos de partos duplos. O cromo não influenciou o desempenho durante a estação reprodutiva e ao longo do período gestacional.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors that wish to publish in AVS agree with the following conditions:
- To keep copyright of the article and allow the AVS to publish the first time. The article will be licensed by Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional allowing the sharing of their work.
- Authors may distribute their work by other channel of distribution (ex.: local or public repository).
- Authors have the permission to publish their work online, using different channels (similar to above), even before the final editorial process.











