Entre o “faça o que eu digo” e o “faça o que eu faço”: uma análise da coerência entre o ensinado e o decidido pelos Ministros do STF

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/rinc.v9i1.83927

Palavras-chave:

jurisdição constitucional, neoconstitucionalismo, doutrina, STF, casos difíceis

Resumo

Este artigo objetivou discutir se haveria ou não coerência entre o que os Ministros do STF ensinam em suas doutrinas e aquilo que eles decidem em casos difíceis enquanto juízes constitucionais, considerando as polêmicas levantadas pelo paradigma neoconstitucional. Para tanto, construiu-se uma pesquisa bibliográfica e documental amparada no método hipotético-dedutivo. Acreditava-se inicialmente que o grau de coerência entre o ensinado e o decidido oscilaria conforme os interesses extrajurídicos em jogo. Para testar essa hipótese, a pesquisa foi estruturada em três partes. Na primeira, foram debatidos os principais elementos que compõem esse paradigma. Na segunda, analisou-se as doutrinas dos Ministros Mendes, Moraes e Barroso. Na terceira, foram estudados os votos deles na ADO 26 – sobre a equiparação da homotransfobia ao crime de racismo, e na ADI 5.526 – sobre a aplicabilidade de cautelares penais aos congressistas. Ao final, refutou-se a hipótese levantada, pois o grau de vinculação às ideias e métodos neoconstitucionais manifestado pelos Ministros em suas respectivas doutrinas também foi verificado nas ações analisadas. Como reflexão final, a pesquisa aponta para a necessidade de pesquisar empiricamente a atuação da jurisdição constitucional como forma de fiscalizá-la e controlá-la democraticamente.

Biografia do Autor

Victor Ribeiro da Costa, Universidade Federal de Pelotas (Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil)

Mestrando em Direito pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de Pelotas (Pelotas-RS, Brasil). Bacharel em Direito pela UFS. Servidor Público Federal da UFS. Advogado. E-mail: victorribeirolag@gmail.com

Marcelo Nunes Apolinário, Universidade Federal de Pelotas (Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil)

Professor da Faculdade de Direito e do Programa de Mestrado em Direitos Sociais da Universidade Federal de Pelotas (Pelotas-RS, Brasil). Doutor e Pós-doutor em Derechos Fundamentales pela Universidad Autónoma de Madrid. Coordenador do Projeto de Pesquisa Estado, Constituição e Direitos Fundamentais (UFPEL). Coordenador do Grupo de Estudos Constituição, Cidadania e Direitos Fundamentais (UFPEL). E-mail: marcelo_apolinario@hotmail.com.

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Publicado

2022-08-22

Como Citar

RIBEIRO DA COSTA, Victor; NUNES APOLINÁRIO, Marcelo. Entre o “faça o que eu digo” e o “faça o que eu faço”: uma análise da coerência entre o ensinado e o decidido pelos Ministros do STF. Revista de Investigações Constitucionais, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 201–227, 2022. DOI: 10.5380/rinc.v9i1.83927. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/rinc/article/view/83927. Acesso em: 17 nov. 2024.

Edição

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Artigos