Portal do Governo Brasileiro
Atualize sua Barra de Governo
Biblioteca Digital
de Periódicos
da Universidade Federal do Paraná
Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Atual
Arquivos
Anúncios
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Equipe Editorial
Declaração de Privacidade
Contato
ANPUH
Buscar
Periódicos UFPR
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 2 n. 4 (2018)
v. 2 n. 4 (2018)
Revista de História e Historiografia da Educação
DOI:
https://doi.org/10.5380/rhhe.v2i4
Publicado:
2018-02-06
Expediente / Initials pages
Revista de História e Historiografia Educação
p. 1-2
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5380/rhhe.v2i4.56680
Editorial
Cláudio de Sá Machado Jr., Evelyn de Almeida Orlando
p. 3-7
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5380/rhhe.v2i4.56681
Fluxo Contínuo
Os intelectuais românticos brasileiros e o discurso educacional em sintonia com a filosofia da educação de Victor Cousin / Les intellectuels romantiques brésiliens et le discours éducatif à l'écoute la philosophie de l'éducation de Victor Cousin
João Batista Andrade Filho
p. 8-23
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5380/rhhe.v2i4.54051
Ciencias y artes útiles, fuentes inagotables de riqueza. La educación ilustrada del Proyecto Nacional venezolano, 1830-1870 / Inexhaustible sources of wealth: Science and useful arts. The illustrated education of the Venezuelan National Project 1830-1870
Karin Paola Pestano Acosta
p. 24-48
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5380/rhhe.v2i4.55539
Cidadania e Instrução no Império: uma leitura da modernidade brasileira / Citizenship and Instruction in the Empire: a reading of Brazilian modernity
Priscilla Verona
p. 49-68
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5380/rhhe.v2i4.52583
“Acusamos o recebimento do vosso ofício”: o Conselho de Intendência do Serro e a intrução pública da República, de 1890 a 1892 / "We accept the receipt of your office": the Serro Intendance Council and the public instruction of the Republic, 1890 to 1892
Danilo Arnaldo Briskievicz
p. 69-95
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5380/rhhe.v2i4.55669
Educação, sociabilidade e atuação: o positivismo como processo de organização política, social e educacional (Minas Gerais, fins do século XIX, início do XX) / Education, sociability and action: positivism as an organization process political, social and educational (Minas Gerais, 19TH and 20th century)
Maysa Gomes
p. 96-121
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5380/rhhe.v2i4.53115
Entre o mundo da casa e o espaço público: um plebiscito sobre a educação da mulher (Rio de Janeiro, 1906) / Between the domestic world and the public space: a plebiscite on women's education (Rio de Janeiro, 1906)
Irma Rizzini, Alessandra Frota Martinez de Schueler
p. 122-146
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5380/rhhe.v2i4.55858
A história da educação brasileira na produção de Primitivo Moacyr / The history of brazilian education in the production of Primitivo Moacyr
Rosana Areal Carvalho, Raphael Ribeiro Machado
p. 147-169
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5380/rhhe.v2i4.55469
Educação brasileira para formar bons brasileiros: concepções educacionais na plataforma política da Sociedade dos Amigos de Alberto Torres / Brazilian education to form good brazilians: educational conceptions in the political plataform of the Society of the Friends of Alberto Torres
Rodrigo Luis dos Santos
p. 170-188
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5380/rhhe.v2i4.56164
A pesquisa em História da Educação no sudoeste do Paraná: análise e perspectiva / The research in History of Education in the southwest of Paraná: analysis and perspective
Denise Kloeckner Sbardelotto, André Paulo Castanha
p. 189-213
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5380/rhhe.v2i4.56109
O debate pela liberdade de ensino sob a ótica dos dirigentes de estabelecimentos particulares em 1946 / The debate for the freedom of teaching in the view of the leaders of particular establishments in 1946
Eduardo Norcia Scarfoni
p. 214-229
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5380/rhhe.v2i4.55516
Fotografias do ensino comercial: representações visuais no Senac Paraná (1947-1961) / Photos of the commercial education: visual representations at Senac Paraná (1947-1961)
Danuza Woellner Pacce Peraceta
p. 230-254
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5380/rhhe.v2i4.55017
O projeto pedagógico do professor Ney Lobo no Colégio Lins de Vasconcellos em Curitiba, entre 1967 e 1974 / The pedagogical project of professor Ney Lobo at Colégio Lins de Vasconcellos in Curitiba-PR, Brazil, between 1967 and 1974
Rogério Ribeiro Cardoso
p. 255-279
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5380/rhhe.v2i4.55863
Estatísticas educacionais como fonte de pesquisa em História da Educação em Moçambique (1975-2003) / Educational Statistics as a Research source in History of Education in Mozambique (1975-2003)
Octavio Jose Zimbico
p. 280-296
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5380/rhhe.v2i4.53097
La enseñanza técnico profesional en Chile. Balance de 100 años (1910-2010) / Professional technical education in Chile. Balance of 100 years (1910-2010)
Juan Pablo Conejeros Maldonado
p. 297-320
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5380/rhhe.v2i4.56679
Documentos
Reunião-almoço GT de História da Educação - Iate Clube de Brasília
GT História da Educação ANPUH
p. 321-322
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5380/rhhe.v2i4.57771
Palavras-chave
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Free cookie consent management tool by
TermsFeed