Educação brasileira para formar bons brasileiros: concepções educacionais na plataforma política da Sociedade dos Amigos de Alberto Torres / Brazilian education to form good brazilians: educational conceptions in the political plataform of the Society of the Friends of Alberto Torres

Autores

  • Rodrigo Luis dos Santos Instituto Superior de Educação Ivoti - ISEI

DOI:

https://doi.org/10.5380/rhhe.v2i4.56164

Palavras-chave:

Educação, Política, Sociedade dos Amigos de Alberto Torres / Education, Policy, Society of Friends of Alberto Torres

Resumo

Fundada no Rio de Janeiro no ano de 1932, a Sociedade dos Amigos de Alberto Torres possuía um cunho nacionalista, empreendendo uma releitura de ideias do político e pensador social fluminense Alberto de Seixas Martins Torres (1865 – 1917). No Rio Grande do Sul, a fundação do núcleo regional se deu em 1936. Uma das principais bandeiras desta sociedade era uma mudança educacional no país, com um incentivo maior para o ensino rural. Além disso, tinha forte preocupação com a questão da imigração no país, com graves ressalvas para a entrada de determinados grupos, como japoneses e sírio-libaneses, além de apoiar o processo de nacionalização de grupos considerados de difícil assimilação, como os alemães. Nosso objetivo, neste trabalho, é analisar a inserção do núcleo regional da Sociedade dos Amigos de Alberto Torres no que compete ao tocante educacional do Rio Grande do Sul, destacando medidas adotadas em áreas de imigração, como no município de São Leopoldo, onde um dos líderes estaduais desta entidade, o advogado Carlos de Souza Moraes, atuava como secretário da Prefeitura local e responsável pela Instrução Pública na cidade. Aprofundar os estudos sobre a inserção da Sociedade dos Amigos de Alberto Torres e a implementação de suas ideias no contexto sul-rio-grandense, sobretudo no período do Estado Novo (1937 – 1945), pode contribuir significativamente para uma compreensão mais ampla da complexidade e dinamicidade deste momento histórico.

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Founded in Rio de Janeiro in 1932, the Society of Friends of Alberto Torres possessed a nationalist character, undertaking a rereading of ideas of Rio de Janeiro politician and social thinker Alberto de Seixas Martins Torres (1865 - 1917). In Rio Grande do Sul, the founding of the regional nucleus occurred in 1936. One of the main flags of this society was an educational change in the country, with a greater incentive for rural education. In addition, he was deeply concerned about the issue of immigration in the country, with serious caveats for the entry of certain groups, such as Japanese and Syrian-Lebanese, and support the process of nationalization of groups considered difficult to assimilate, such as the Germans. Our objective, in this work, is to analyze the insertion of the regional nucleus of the Society of Friends of Alberto Torres in what concerns the educational point of Rio Grande do Sul, highlighting measures adopted in areas of immigration, such as in the municipality of São Leopoldo, where one of the state leaders of this entity, the lawyer Carlos de Souza Moraes, acted as secretary of the local government and responsible for public education in the city. To deepen the studies on the integration of the Society of Friends of Alberto Torres and the implementation of his ideas in the context of South-Rio Grande do Sul, especially during the Estado Novo period (1937-1945), can contribute significantly to a broader understanding of the complexity and dynamicity of this historical moment.

Biografia do Autor

Rodrigo Luis dos Santos, Instituto Superior de Educação Ivoti - ISEI

PDoutorando em História (bolsista PROSUC/CAPES) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Possui mestrado em História (bolsista FAPERGS/CAPES) (2016) e graduação em Licenciatura Plena em História (2013) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Professor e coordenador dos Cursos de Graduação em Licenciatura em História e Geografia, atuando também em Cursos de Especialização do Instituto Superior de Educação Ivoti (ISEI), além de ser membro da Equipe Editorial da Revista Acadêmica Licencia&acturas. Tem experiência como professor no Ensino Fundamental e Médio. Atuou como historiador voluntário e coordenador de estágios no Museu Histórico Visconde de São Leopoldo (2013-2016). Integrante, na qualidade de pesquisador, do grupo de pesquisa (CNPq) Núcleo de Estudos de História da Imigração (NEHI), na linha de pesquisa Espaço, Economia e Sociedade, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) da Universidade de Passo Fundo (UPF). É membro e atual presidente (Gestões 2016-2017 e 2018-2019) da Associação Nacional de Pesquisadores da História das Comunidades Teuto-Brasileiras (ANPHCTB) e sócio da Associação Nacional de História - Seção Rio Grande do Sul (ANPUH-RS), onde é vice-coordenador do Grupo de Trabalho (GT) Estudos Étnicos e Migrações (Coordenação 2017-2018). Integrante do Fórum Setorial de Patrimônio Histórico e Cultural de Campo Bom e representante do mesmo, na qualidade de conselheiro titular, no Conselho Municipal de Patrimônio Histórico e Cultural (biênio 2016-2018), onde também integra a Câmara Técnica. Associado ao Instituto Histórico de São Leopoldo (IHSL). Tem interesse e atua nos seguintes temas: imigração e sua contextualização social e política; Brasil e Rio Grande do Sul imperial e republicano (Primeira República e Período Vargas); Estado Novo, nacionalismo e ações de nacionalização; patrimônio, museus e acervos documentais e históricos; ensino de História.

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Publicado

2018-02-06

Como Citar

Santos, R. L. dos. (2018). Educação brasileira para formar bons brasileiros: concepções educacionais na plataforma política da Sociedade dos Amigos de Alberto Torres / Brazilian education to form good brazilians: educational conceptions in the political plataform of the Society of the Friends of Alberto Torres. Revista De História E Historiografia Da Educação, 2(4), p. 170–188. https://doi.org/10.5380/rhhe.v2i4.56164

Edição

Seção

Fluxo Contínuo