Cidadania e Instrução no Império: uma leitura da modernidade brasileira / Citizenship and Instruction in the Empire: a reading of Brazilian modernity
DOI:
https://doi.org/10.5380/rhhe.v2i4.52583Palavras-chave:
Instrução, Cidadania, Império / Instruction, Citizenship, EmpireResumo
O século XIX representou no contexto histórico nacional um período de grande relevância para a compreensão das bases do projeto de Nação que se construía no Brasil imperial. Ao pensarmos a questão educacional e a institucionalização do ensino pelo Estado nos parece oportuno refletir as relações com o processo de construção da cidadania, a qual se formula com características singulares e particularmente ligadas ao nosso contexto histórico e político. Cabe analisar de que forma a instrução consolidou-se por sua vez, assumindo assim como nossa cidadania, suas singularidades. Mantivemo-nos durante o século XIX em sintonia com o tempo histórico que acentua a consolidação dos Estados modernos, tempo que caracterizou os cenários políticos de diversos países, inclusive do Brasil império.
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The XIX century represented in the national historical context a period of great relevance for the understanding of the bases of the project of Nation that was constructed in imperial Brazil. When thinking about the educational question and the institutionalization of state education, it seems appropriate to reflect the relationship with the process of citizenship construction, which is formulated with singular characteristics and particularly linked to our historical and political context. It is necessary to analyze how the education consolidated itself in its turn, assuming as our citizenship, its singularities. We kept up during the nineteenth century in tune with historical time that accentuated the consolidation of modern states, a time that characterized the political scenarios of various countries, including Brazil empire.