Alteração na Contabilização de Operações e Arrendamento Mercantil: Evidenciação do Impacto Previsto pelas Companhias dos Segmentos de Transportes da B3
DOI:
https://doi.org/10.5380/rcc.v12i1.75350Palabras clave:
CPC 06, Arrendamento Mercantil, IRFS 16Resumen
Em 2016, o International Accounting Standards Board (IASB) emitiu a norma International Financial Reporting Standards 16 (IFRS 16) substituindo a International Accounting Standards 17 (IAS 17), a qual estabelece os princípios para reconhecimento, mensuração, apresentação e divulgação das operações de arrendamento mercantil (Associação Brasileira das Empresas de Leasing - ABEL, 2019). No Brasil, o Comitê de Pronunciamento Contábeis alterou o Pronunciamento Contábil 06 (CPC 06), anteriormente correlato à IAS17, passando a ser correlato à IFRS 16. Segundo o Instituto dos Auditores Independes do Brasil (IBRACON), 74% das companhias do índice IBrX-100 terão impactos relevantes em seus balanços após a adequação aos novos métodos de registro de arredamentos mercantil (Gutierrez, 2019). Nesse contexto, esta pesquisa teve como objetivo verificar como as companhias dos segmentos de transportes da Brasil, Bolsa e Balcão (B3) evidenciaram os possíveis impactos previstos a partir da contabilização do arrendamento mercantil de acordo com o CPC 06. Foram então analisadas as 12 companhias listadas nos segmentos de transportes da B3. Foram consultados as notas explicativas e os pareceres de auditoria independente dessas companhias do ano de 2018. Verificou-se que todas as 12 companhias analisadas informaram em suas notas explicativas estarem cientes da obrigatoriedade da adoção das alterações do Comitê de Pronunciamentos Contábeis CPC 06 a partir de 1º de janeiro de 2019. No entanto, das companhias pesquisadas, duas não informaram os impactos previsto a partir da adoção do CPC 06 correlato à IFRS 16. Ressalta-se que a evidenciação dos impactos previstos é relevante para os investidores avaliarem a situação econômico financeira das companhias.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 RC&C. Revista de Contabilidade e Controladoria

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Los trabajos publicados en la RC&C. Revista de Contabilidad y Controladoria están sujetos a los siguientes términos:
1.1. La RC&C. Revista Contabilidad & Controladoria, a través del Programa de Posgrado en Contabilidad del Departamento de Contabilidad – Sector de Ciencias Sociales Aplicadas – Universidad Federal de Paraná, retiene los derechos de propiedad (derechos de autor) de los trabajos publicados y incentiva y permite su reutilización bajo la Licencia Creative Commons 4.0 CC Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0, para que puedan ser copiados, utilizados, difundidos, transmitidos y exhibidos públicamente, siempre que:
1.1.a. Se cite la autoría y la fuente original de la publicación (revista, editorial, URL y DOI del trabajo).
1.1.b. No se utilicen con fines comerciales o lucrativos.
1.1.c. Se mencione la existencia y las especificaciones de esta licencia de uso.
1.2. La publicación asignará a cada artículo un Identificador de Objeto Digital (DOI).







