Lobby no Desenvolvimento da Norma Contábil Internacional sobre Leasing – IFRS 16
DOI:
https://doi.org/10.5380/rcc.v11i1.69340Palavras-chave:
Lobbying, IFRS, Leasing, Cartas de comentário.Resumo
Este estudo teve como objetivo identificar as características e possíveis práticas de lobby dos diversos grupos de interesses em relação à IFRS 16 – Leasing, apresentadas pelas comment letter – CT (cartas de comentários) na fase de Exposure Draft – ED (Rascunho de Exposição) de 2013. Para tanto, foram analisadas 246 cartas de comentário, por meio de análise descritiva, contagem dos argumentos, frases e grau de concordância e discordância de cada pergunta. Os resultados demonstram que a maior parte dos respondentes é dos Estados Unidos da América, constituindo-se de empresas de serviços financeiros. Por meio de análise de conteúdo, os resultados sugerem que devido a poucos argumentos e frases por carta, não houve a ocorrência de lobby pelas partes interessadas. Porém, a influência dos grupos de interesse pode ter se dado pelos comentários adicionais, não analisados neste estudo, o que incentiva pesquisas futuras.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 RC&C. Revista de Contabilidade e Controladoria

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados na RC&C. Revista de Contabilidade e Controladoria estão sujeitos aos seguintes termos:
1.1. A RC&C. Revista Contabilidade & Controladoria, através do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade do Departamento de Contabilidade - Setor de Ciências Sociais Aplicadas - Universidade Federal do Paraná, retém os direitos de propriedade (direitos autorais) dos trabalhos publicados e incentiva e permite sua reutilização sob a Licença Creative Commons 4.0 de CC Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0, para que possam ser copiados, utilizados, disseminados, transmitidos e exibidos publicamente, desde que:
1.1.a. A autoria e a fonte original da publicação (periódico, editora, URL e DOI do trabalho) sejam citadas.
1.1.b. Não sejam utilizados para fins comerciais ou onerosos.
1.1.c. A existência e as especificações desta licença de uso são mencionadas.
1.2. A publicação atribuirá a cada artigo um Identificador de Objeto Digital (DOI).







