Relação da Teoria da Sinalização com o Desempenho das Empresas a partir dos seus Indicadores de Performance de Divulgação Voluntária

Autores

  • Vanessa Janiszewski Janiszewski Mestre em Ciências Contábeis (PPGCC/UFPE) Sociedade Pernambucana de Cultura e Ensino (SOPECE) Rua Quarenta e Oito, 208, apto 1203 – Encruzilhada, Recife – PE Tel.: (81) 98109-1988
  • Lívia Albuquerque Carrascoso Mestre em Ciências Contábeis (PPGCC/UFPE) Universidade Federal de Pernambuco (PPGCC/UFPE) Av. Prof. Moraes Rego, 1235 – Cidade Universitária, Recife-PE Tel.: (81) 98217-6536
  • Luiz Antonio Felix Júnior Mestre em Ciências Contábeis (PPGCC/UFPE) Instituto Federal de Alagoas (IFAL) R. Mota Lima, 35 - Centro, Viçosa – AL Tel.: (83) 98767-9941
  • Umbelina Cravo Teixeira Lagioia Doutora em administração (PROPAD/UFPE) Universidade Federal de Pernambuco (PPGCC/UFPE) Av. Prof. Moraes Rego, 1235 – Cidade Universitária, Recife-PE Tel.: (81) 98884-0804
  • Marina Fidelis Jerônimo Oliveira Mestre em Ciências Contábeis (PPGCC/UFPE) Sociedade Pernambucana de Cultura e Ensino (SOPECE) Av. João de Barros, 561 – Soledade, Recife-PE Tel.: (81) 3221-4423

DOI:

https://doi.org/10.5380/rcc.v9i2.52264

Resumo

Este estudo objetivou identificar a presença de mecanismos de sinalização no mercado brasileiro, por meio da divulgação de informações nos demonstrativos financeiros anuais.  Para alcançar este objetivo foi desenvolvida inicialmente a análise descritiva dos dados, avaliando o nível de divulgação de índices voluntários incrementais e posteriormente analisou-se os dados coletados, por meio do software Gnu Regression, Econometrics and Time-series Libray (gretL 1.9.92), estimando-se um  modelo de análise de regressão múltipla para identificar a relação entre o percentual da quantidade de indicadores de performance incrementais com variação percentual das variáveis independentes. Como resultados da pesquisa, observou-se um baixo nível de divulgação de índices voluntários incrementais, apresentando um percentual médio de 19% de divulgação, e atingindo um nível máximo de 64% de índices de divulgação incremental voluntária. A pesquisa encontrou uma forte relação dos Indicadores de Divulgação Voluntária com a variação da Rentabilidade e do Tamanho das empresas, em contraste, no que se refere aos níveis de risco não houve associação significativa. O estudo provou que empresas tendem a sinalizar através de seus indicadores de performance voluntários quando ocorre uma queda no desempenho. Assim, através dos resultados do estudo, verificou-se que empresas divulgam informação na busca reduzir a assimetria informacional para convencer aos seus usuários externos que estão agindo de forma otimizada.

 Palavras - chave: Divulgação. Performance. Sinalização.

Biografia do Autor

Luiz Antonio Felix Júnior, Mestre em Ciências Contábeis (PPGCC/UFPE) Instituto Federal de Alagoas (IFAL) R. Mota Lima, 35 - Centro, Viçosa – AL Tel.: (83) 98767-9941

Professor do Instituto Federal de Alagoas, mestre em ciências contábeis;

Publicado

2017-08-31

Como Citar

Janiszewski, V. J., Carrascoso, L. A., Felix Júnior, L. A., Lagioia, U. C. T., & Oliveira, M. F. J. (2017). Relação da Teoria da Sinalização com o Desempenho das Empresas a partir dos seus Indicadores de Performance de Divulgação Voluntária. RC&C. Revista De Contabilidade E Controladoria, 9(2). https://doi.org/10.5380/rcc.v9i2.52264