CONTABILIDADE COMO ESTRUTURA DE SIGNIFICAÇÃO: A PERCEPÇÃO GERADA NA IMPLEMENTAÇÃO DE UM SISTEMA DE CUSTEIO EM UMA GRANDE EMPRESA
DOI:
https://doi.org/10.5380/rcc.v8i1.43054Palabras clave:
Teoria da Estruturação, Pilar de Significação, Sistema de Controle Gerencial.Resumen
É crescente a necessidade de compreensão das questões comportamentais e sociais que impactam o ambiente organizacional e, consequentemente, compreensão das práticas contábeis que orientam as decisões nesses ambientes. Nesse sentido, a Teoria da Estruturação é uma forma de alargar o domínio da pesquisa em contabilidade, isso porque, na pesquisa em contabilidade, o uso da Teoria da Estruturação se apresenta como uma forma de compreender as relações sociais que contribuem para a análise do papel da contabilidade nas mudanças organizacionais e sociais. Assim, o presente estudo teve por objetivo analisar a significação da implantação de um sistema de custeio para os atores envolvidos no processo, em uma empresa terceirizada de prestação de serviços brasileira. Para tanto, foi realizada uma pesquisa descritiva, a partir de um levantamento realizado junto aos colaboradores do setor de controladoria da empresa estudada, além de análise documental e entrevistas com os gestores do setor. Os resultados apontaram que o pilar de significação representou forte presença durante o processo de implementação do sistema. Novas regras, conceitos e teorias estão sendo redesenhados pelas novas atividades organizacionais impostas pela ação da contabilidade gerencial na área organizacional. Novas funções, atividades e transformações nas relações entre agentes e sistemas sociais impactaram consideravelmente a estrutura de significação acerca da contabilidade na área analisada. Com isso, pôde-se concluir que o processo de implantação do sistema de custeio na empresa estudada contribuiu para a produção de novas percepções e significações, ao mesmo tempo em que se percebeu a reprodução de sua ordem social, evidenciando a dualidade da estrutura em interação conforme indicado por Giddens (2003).
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2016 RC&C. Revista de Contabilidade e Controladoria

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Los trabajos publicados en la RC&C. Revista de Contabilidad y Controladoria están sujetos a los siguientes términos:
1.1. La RC&C. Revista Contabilidad & Controladoria, a través del Programa de Posgrado en Contabilidad del Departamento de Contabilidad – Sector de Ciencias Sociales Aplicadas – Universidad Federal de Paraná, retiene los derechos de propiedad (derechos de autor) de los trabajos publicados y incentiva y permite su reutilización bajo la Licencia Creative Commons 4.0 CC Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0, para que puedan ser copiados, utilizados, difundidos, transmitidos y exhibidos públicamente, siempre que:
1.1.a. Se cite la autoría y la fuente original de la publicación (revista, editorial, URL y DOI del trabajo).
1.1.b. No se utilicen con fines comerciales o lucrativos.
1.1.c. Se mencione la existencia y las especificaciones de esta licencia de uso.
1.2. La publicación asignará a cada artículo un Identificador de Objeto Digital (DOI).







