A ECONOMIA DAS EMPRESAS NOS GOVERNOS FHC E LULA: UMA ANÁLISE A PARTIR DA DEMONSTRAÇÃO DO VALOR ADICIONADO
DOI:
https://doi.org/10.5380/rcc.v5i1.27758Palavras-chave:
Valor Adicionado, Geração de Riqueza, Distribuição de RiquezaResumo
Este estudo tem o objetivo de identificar o comportamento da riqueza criada pelas empresas e sua distribuição nos governos Fernando Henrique Cardoso – FHC (1995-1998 e 1999-2002) e Luis Inácio Lula da Silva – Lula (2003-2006 e 2007-2009). Foram analisadas as Demonstrações do Valor Adicionado de 155 empresas no período FHC e 320 no período Lula. A geração da riqueza pelas empresas na era FHC cresceu 6%, enquanto na era Lula o crescimento foi de 3%. Os resultados apontaram que as riquezas criadas tiveram distribuições distintas entre os agentes que contribuíram para a sua geração nos dois períodos analisados. As taxas de crescimento das respectivas participações, na gestão Lula a prioridade foi para a remuneração de pessoal e de acionistas; no governo FHC, os destaques foram a remuneração do capital de terceiros e do governo, ambas superiores às taxas registradas na era Lula.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 RC&C. Revista de Contabilidade e Controladoria

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados na RC&C. Revista de Contabilidade e Controladoria estão sujeitos aos seguintes termos:
1.1. A RC&C. Revista Contabilidade & Controladoria, através do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade do Departamento de Contabilidade - Setor de Ciências Sociais Aplicadas - Universidade Federal do Paraná, retém os direitos de propriedade (direitos autorais) dos trabalhos publicados e incentiva e permite sua reutilização sob a Licença Creative Commons 4.0 de CC Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0, para que possam ser copiados, utilizados, disseminados, transmitidos e exibidos publicamente, desde que:
1.1.a. A autoria e a fonte original da publicação (periódico, editora, URL e DOI do trabalho) sejam citadas.
1.1.b. Não sejam utilizados para fins comerciais ou onerosos.
1.1.c. A existência e as especificações desta licença de uso são mencionadas.
1.2. A publicação atribuirá a cada artigo um Identificador de Objeto Digital (DOI).







