RECURSOS NATURAIS NÃO RENOVÁVEIS: PROCEDIMENTO CONTÁBIL DE DUAS EMPRESAS BRASILEIRAS
DOI:
https://doi.org/10.5380/rcc.v3i1.21491Palavras-chave:
Contabilização de RNNR, Custo de abandono, SFAS 143.Resumo
A descoberta de reserva de petróleo ou mina é um acontecimento importante para as empresas que exploram recursos naturais não renováveis (RNNR). No entanto, esse fato que gera valor não é explicitado nos lucros à época da descoberta, mas sim, posteriormente, quando as reservas estão produzindo. Além do mais, o registro de RNNR, especificamente petróleo e minério, possuem certas particularidades, não só para fins de mensuração de ativos, como para exaustão e reconhecimento dos custos com abandonos (dismantlement, restoration, and abandonment costs ou DR&A costs). Nessa perspectiva, este trabalho objetiva apresentar as práticas contábeis utilizadas pelas empresas brasileiras que exploram (RNNR), quanto à forma de reconhecimento de reservas, modelo de contabilização dos custos de exploração, exaustão e de abandono. Para atingir tal objetivo, efetuou-se um estudo exploratório, dividido em três etapas. Na primeira etapa, fez-se uma investigação sobre as bases teóricas e normativas que dão sustentação à prática contábil relacionada à exploração de (RNNR). Na segunda, levantou-se, no sítio da CVM, as empresas que exploram tal atividade e são obrigadas a adotar o SFAS 143. Na terceira etapa, analisou-se as demonstrações contábeis de 2004 e 2005, das empresas Companhia Vale do Rio Doce e Petrobrás, com o propósito de identificar os procedimentos contábeis adotados para os RNNR. Conclui-se que essas empresas vêm adotando as práticas contábeis em conformidade com o SFAS 143.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 RC&C. Revista de Contabilidade e Controladoria

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados na RC&C. Revista de Contabilidade e Controladoria estão sujeitos aos seguintes termos:
1.1. A RC&C. Revista Contabilidade & Controladoria, através do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade do Departamento de Contabilidade - Setor de Ciências Sociais Aplicadas - Universidade Federal do Paraná, retém os direitos de propriedade (direitos autorais) dos trabalhos publicados e incentiva e permite sua reutilização sob a Licença Creative Commons 4.0 de CC Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0, para que possam ser copiados, utilizados, disseminados, transmitidos e exibidos publicamente, desde que:
1.1.a. A autoria e a fonte original da publicação (periódico, editora, URL e DOI do trabalho) sejam citadas.
1.1.b. Não sejam utilizados para fins comerciais ou onerosos.
1.1.c. A existência e as especificações desta licença de uso são mencionadas.
1.2. A publicação atribuirá a cada artigo um Identificador de Objeto Digital (DOI).







