Particularidades e Comportamento da Alfabetização Financeira no Brasil Sob a Perspectiva da Análise de Redes Sociais
DOI:
https://doi.org/10.5380/rcc.v16i2.92365Palabras clave:
Alfabetização financeira, Produção científica, Periódicos brasileiros, Bibliometria, Sociometria.Resumen
O objetivo deste estudo foi investigar as particularidades e o comportamento da estrutura das redes sociais da produção científica do tema alfabetização financeira publicada nos periódicos científicos indexados na biblioteca eletrônica SPELL. Isto posto, metodologicamente, foi uma pesquisa descritiva-documental a partir das técnicas de investigação da bibliometria e sociometria em 36 artigos identificados. Os principais resultados enfocam que: tema com tendência de crescimento; RAUSP e RAU foram os periódicos mais produtivos; Kelmara Mendes Vieira e Ani Caroline Grigion Potrich se destacaram na proficuidade e como autoras centrais neste estudo; UFSM, UFSC e FURB foram as instituições que ficaram em realce quanto a produtividade e centralidade nesta pesquisa; alfabetização financeira, educação financeira, comportamento financeiro, finanças comportamentais, instituição financeira, finanças, bem-estar financeiro, atitude financeira, conhecimento financeiro e estudantes universitários foram as palavras-chave com maior degree nesta pesquisa. Este estudo conclui e contribui ao elencar dados, informações e conhecimentos em estado da arte sobre o tema alfabetização financeira no contexto acadêmico brasileiro, utilizando-se para isso de indicadores bibliométricos e sociométricos. De maneira geral, este estudo coloca em enfoque um dos principais temas para o processo de maior conhecimento financeiro acerca da educação financeira, que é a alfabetização financeira, fazendo assim, propagar um melhor entendimento e compreensão do tema investigado, para o campo do saber Finanças no Brasil. Ainda cabe citar que, esta pesquisa ao investigar a contemporaneidade da literatura acadêmica nacional sobre a alfabetização financeira, colaborou para alicerçar e nortear novos trabalhos científicos para academia no Brasil.
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