EVIDÊNCIAS DOS ATIVOS INTANGÍVEIS NO CONTEXTO BRASILEIRO: REPRESENTATIVIDADE, CARACTERIZAÇÃO, PERCEPÇÃO DE MERCADO E DESEMPENHO
DOI:
https://doi.org/10.5380/rcc.v7i3.38931Palabras clave:
Intangibilidade, Informação Intangível, Vantagens Competitivas.Resumen
O presente estudo propositou demonstrar um perfil, mesmo que abrangente, de todos os ativos de natureza intangível divulgados nos relatórios contábeis das maiores companhias de capital aberto brasileiras. O contorno aludido compreende quatro perspectivas: representatividade do investimento intangível, qualificação da informação, percepção do mercado e relacionamento com desempenho econômico. O grupo de análise foi apontado pelo ranking da Revista Exame Melhores e Maiores (2013). Descritiva, documental, munida de abordagem quali-quantitativa, a pesquisa recorre à análise de conteúdo das notas explicativas das empresas, aplicados testes comparativos de médias não paramétricos (Mann-Whitney Test) e análise de correspondência (Anacor). A avaliação abarcou 100 observações com dados impetrados referentes ao ano-base de 2012. Com as inferências obtidas, permitiu-se suportar as seguintes evidências de pesquisa: (i) Os recursos intangíveis consomem representativa participação no patrimônio das empresas, com elevada discrepância dos níveis de investimento e divulgação; (ii) Específicos tipos de ativos intangíveis têm evidenciação sobressaída nas empresas e, ao mesmo tempo, absorvem elevados montantes de investimento (marcas e logos, ágios/goodwill, carteiras de clientes, fornecedores e distribuição, fidelização/exclusividade, contratos de concessões) demonstrando uma relevância informacional e patrimonial do grupo; (iii) O valor de mercado apresenta-se, em média, cerca de quatro vezes do valor contábil, o que poderia sinalizar reflexos do agrupamento intangível da percepção do investidor; (iv) Estabeleceu-se, além de uma distinta média de desempenho em relação a maiores graus de intangibilidade, uma associação entre este e aquele construto, sinalizando-se talvez a reversão dos retornos decorrente do aporte informacional intangível, ou o impacto do retorno positivo nas expectativas do mercado.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2015 RC&C. Revista de Contabilidade e Controladoria

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Los trabajos publicados en la RC&C. Revista de Contabilidad y Controladoria están sujetos a los siguientes términos:
1.1. La RC&C. Revista Contabilidad & Controladoria, a través del Programa de Posgrado en Contabilidad del Departamento de Contabilidad – Sector de Ciencias Sociales Aplicadas – Universidad Federal de Paraná, retiene los derechos de propiedad (derechos de autor) de los trabajos publicados y incentiva y permite su reutilización bajo la Licencia Creative Commons 4.0 CC Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0, para que puedan ser copiados, utilizados, difundidos, transmitidos y exhibidos públicamente, siempre que:
1.1.a. Se cite la autoría y la fuente original de la publicación (revista, editorial, URL y DOI del trabajo).
1.1.b. No se utilicen con fines comerciales o lucrativos.
1.1.c. Se mencione la existencia y las especificaciones de esta licencia de uso.
1.2. La publicación asignará a cada artículo un Identificador de Objeto Digital (DOI).







