GESTÃO E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL: ESTUDO EM UM ÓRGÃO PÚBLICO DO ESTADO DE SANTA CATARINA

Autores/as

  • Paula de Souza Universidade Federal de Santa Catarina
  • Elisete Dahmer Pfitscher Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5380/rcc.v5i3.30134

Palabras clave:

Gestão e Sustentabilidade Ambiental, Órgão Público, Estado de Santa Catarina.

Resumen

Nas últimas décadas, a população tem exigido políticas de controle, preservação e recuperação ambiental por parte das organizações. Dessa maneira, os eventos ambientais precisam ser analisados de modo a produzirem informações necessárias para as decisões de gestão ambiental. Por tal razão, as informações ambientais devem ser gerenciadas por sistemas de gestão ambiental, a fim de possibilitar um diagnóstico confiável dos fatos ambientais que impactam o meio ambiente. Nesse contexto, este trabalho tem por objetivo geral verificar a gestão e sustentabilidade ambiental de um Órgão Público do Estado de Santa Catarina. Realizou-se uma análise de conteúdo, a partir das informações obtidas nos relatórios publicados no sítio do Órgão e da lista de verificação da terceira etapa do SICOGEA – Geração 2 com 76 questões, com aplicação in loco. O processo de identificação dos critérios e subcritérios que compõem a referida lista são definidos conforme literatura nacional e internacional e legislação pertinente. Os resultados apontaram que o Órgão em estudo está em um nível regular de desempenho ambiental no percentual de 49,32%, o que indica que as práticas ambientais aplicadas estão mais destinadas a atender a legislação acerca da gestão e sustentabilidade ambiental. Os grupos-chaves Fornecedores/Compras, Prestação de serviço, Indicadores contábeis ambientais e Indicadores gerenciais, obtiveram os respectivos desempenhos ambientais: 36,67% (fraco), 59,26% (regular), 45,00% (regular) e 37,14% (fraco). No intuito a melhorar o desempenho dos dois menores índices de eficiência ambiental do Órgão em estudo, sugere-se que para 2013 o Órgão público de Santa Catarina forme um cadastro de fornecedores e licitações de bens e serviços com base em critério sustentáveis, a fim de obter uma conduta sustentável dos fornecedores e utilize um sistema de gestão ambiental específico, para que tenha um maior controle sobre as ações sociais e ambientais.

Biografía del autor/a

Paula de Souza, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Contabilidade pela Universidade Federal de Santa Catarina. Bacharela em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Santa Catarina (2012).

Elisete Dahmer Pfitscher, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004). Atualmente é professora do Programa de Pós-graduação em Contabilidade da Universidade Federal de Santa Catarina, atuando principalmente nos seguintes temas: benchmarking educacional, ensino e pesquisa em contabilidade, gestão ambiental, sustentabilidade, responsabilidade social e SICOGEA.

Cómo citar

Souza, P. de, & Pfitscher, E. D. (2013). GESTÃO E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL: ESTUDO EM UM ÓRGÃO PÚBLICO DO ESTADO DE SANTA CATARINA. RC&C. Revista De Contabilidade E Controladoria, 5(3). https://doi.org/10.5380/rcc.v5i3.30134