Recompra de Ações e práticas de Gerenciamento de Resultados Financeiros: Um estudo empírico sobre as empresas listadas na BM&FBOVESPA.
DOI:
https://doi.org/10.5380/rcc.v10i2.62892Palavras-chave:
Gerenciamento de resultados, Recompra de ações, Performance MatchingResumo
Essa pesquisa teve por objetivo verificar se empresas brasileiras que recompraram ações entre os periodos de 2011 a 2015, gerenciaram seus números contábeis a menor, no período que antecedeu a utilização da ferramenta de recompra, e ainda, se esse grupo de empresas obteve ganhos anormais posteriores a recompra de ações, fruto da reversão dos accruals discricionários (proxy de gerenciamento de resultados).Como metodologia de pesquisa, foram utilizados os modelos econométricos de Jones Modificado e Performance Matching para geração dos accruals discricionários. Para se encontrar o retorno anormal, calculou-se a diferença entre o retorno real (retorno do fechamento) e o retorno esperado (modelo CAPM). Os resultados da pesquisa apontaram que existem evidências de que empresas utilizam o gerenciamento de resultados para reduzir os lucros em momentos pré recompra de ações, no intuito de obter ganhos anormais nos períodos posteriores, sendo esse evidenciado por um maior retorno anormal posterior à recompra, entre empresas que supostamente gerenciaram seus números a menor, anteriormente à recompra, considerando o modelo de Performance Matching para detecção de accruals discricionários.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 RC&C. Revista de Contabilidade e Controladoria

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados na RC&C. Revista de Contabilidade e Controladoria estão sujeitos aos seguintes termos:
1.1. A RC&C. Revista Contabilidade & Controladoria, através do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade do Departamento de Contabilidade - Setor de Ciências Sociais Aplicadas - Universidade Federal do Paraná, retém os direitos de propriedade (direitos autorais) dos trabalhos publicados e incentiva e permite sua reutilização sob a Licença Creative Commons 4.0 de CC Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0, para que possam ser copiados, utilizados, disseminados, transmitidos e exibidos publicamente, desde que:
1.1.a. A autoria e a fonte original da publicação (periódico, editora, URL e DOI do trabalho) sejam citadas.
1.1.b. Não sejam utilizados para fins comerciais ou onerosos.
1.1.c. A existência e as especificações desta licença de uso são mencionadas.
1.2. A publicação atribuirá a cada artigo um Identificador de Objeto Digital (DOI).







