PROCESSO DE CONVERGÊNCIA AOS PADRÕES INTERNACIONAIS DE CONTABILIDADE PELAS ORGANIZAÇÕES COOPERATIVAS: A PERCEPÇÃO DOS PROFISSIONAIS CONTABILISTAS
DOI:
https://doi.org/10.5380/rcc.v5i3.33492Palabras clave:
Cooperativas, Convergência, IFRSResumen
O presente artigo tem por objetivo investigar a percepção dos contadores de cooperativas do Estado de Santa Catarina em relação às alterações oriundas do processo de convergência às Normas Internacionais de Contabilidade (IFRS) e seus reflexos nas referidas organizações. O contexto em que se encontra o segmento cooperativo no Brasil se caracteriza, a priori, pela não obrigatoriedade de adoção na íntegra das IFRS. A pesquisa, classificada como descritiva, foi realizada pelo estudo de levantamento em duas cooperativas sediadas no estado de Santa Catarina, com uma distinção entre elas, quanto ao processo de regulação. A coleta de dados deu-se por intermédio de uma entrevista estruturada, com abordagem predominantemente qualitativa. Os casos estudados são comparados analiticamente com aspectos relacionados à Teoria Institucional, mais precisamente ao enfoque da Nova Sociologia Institucional (NIS). Os resultados da pesquisa denotam, mesmo que a partir da visão de dois profissionais de contabilidade, responsáveis pela gestão contábil das duas cooperativas estudadas, que a convergência às normas internacionais de contabilidade aplica-se ao segmento cooperativo.
Descargas
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 1969 RC&C. Revista de Contabilidade e Controladoria

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Los trabajos publicados en la RC&C. Revista de Contabilidad y Controladoria están sujetos a los siguientes términos:
1.1. La RC&C. Revista Contabilidad & Controladoria, a través del Programa de Posgrado en Contabilidad del Departamento de Contabilidad – Sector de Ciencias Sociales Aplicadas – Universidad Federal de Paraná, retiene los derechos de propiedad (derechos de autor) de los trabajos publicados y incentiva y permite su reutilización bajo la Licencia Creative Commons 4.0 CC Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0, para que puedan ser copiados, utilizados, difundidos, transmitidos y exhibidos públicamente, siempre que:
1.1.a. Se cite la autoría y la fuente original de la publicación (revista, editorial, URL y DOI del trabajo).
1.1.b. No se utilicen con fines comerciales o lucrativos.
1.1.c. Se mencione la existencia y las especificaciones de esta licencia de uso.
1.2. La publicación asignará a cada artículo un Identificador de Objeto Digital (DOI).







