GERENCIAMENTO DE RESULTADOS CONTÁBEIS E RETORNO ANORMAL: O MERCADO BRASILEIRO REAGE AO GERENCIAMENTO DE RESULTADOS CONTÁBEIS?
DOI:
https://doi.org/10.5380/rcc.v3i3.22783Palavras-chave:
Gerenciamento de Resultados Contábeis, Retorno Anormal, Estudo de Eventos.Resumo
O presente artigo visa verificar se o mercado reage de maneira diferenciada a empresas que efetuam o gerenciamento de resultado contábil para reduzir a variabilidade dos resultados. A hipótese formulada de que empresas com menor variabilidade de resultado, do mercado, recebem incentivos diferenciados das que não fazem foi rejeitada, ou seja, a média do Retorno Anormal Cumulativo do grupo de empresas classificadas como “Gerenciadores” é estatisticamente igual à média do Retorno Anormal Cumulativo do grupo de empresas classificadas como “Não Gerenciadores”. O teste estatístico empregado foi o Mann-Whitney que comparou a média dos dois grupos. Não foram encontradas diferenças significativas em nenhum dos testes realizados, ou seja, a média de: “gerenciadores” e “não gerenciadores”, nos setores econômicos Siderurgia e Metalurgia e Telecomunicações, podem ser consideradas, ao nível de significância de 5%, estatisticamente iguais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 RC&C. Revista de Contabilidade e Controladoria

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados na RC&C. Revista de Contabilidade e Controladoria estão sujeitos aos seguintes termos:
1.1. A RC&C. Revista Contabilidade & Controladoria, através do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade do Departamento de Contabilidade - Setor de Ciências Sociais Aplicadas - Universidade Federal do Paraná, retém os direitos de propriedade (direitos autorais) dos trabalhos publicados e incentiva e permite sua reutilização sob a Licença Creative Commons 4.0 de CC Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0, para que possam ser copiados, utilizados, disseminados, transmitidos e exibidos publicamente, desde que:
1.1.a. A autoria e a fonte original da publicação (periódico, editora, URL e DOI do trabalho) sejam citadas.
1.1.b. Não sejam utilizados para fins comerciais ou onerosos.
1.1.c. A existência e as especificações desta licença de uso são mencionadas.
1.2. A publicação atribuirá a cada artigo um Identificador de Objeto Digital (DOI).







