GERENCIAMENTO DE RESULTADOS CONTÁBEIS E RETORNO ANORMAL: O MERCADO BRASILEIRO REAGE AO GERENCIAMENTO DE RESULTADOS CONTÁBEIS?

Autores

  • Dione Olesczuk Soutes UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5380/rcc.v3i3.22783

Palavras-chave:

Gerenciamento de Resultados Contábeis, Retorno Anormal, Estudo de Eventos.

Resumo

O presente artigo visa verificar se o mercado reage de maneira diferenciada a empresas que efetuam o gerenciamento de resultado contábil para reduzir a variabilidade dos resultados. A hipótese formulada de que empresas com menor variabilidade de resultado, do mercado, recebem incentivos diferenciados das que não fazem foi rejeitada, ou seja, a média do Retorno Anormal Cumulativo do grupo de empresas classificadas como “Gerenciadores” é estatisticamente igual à média do Retorno Anormal Cumulativo do grupo de empresas classificadas como “Não Gerenciadores”. O teste estatístico empregado foi o Mann-Whitney que comparou a média dos dois grupos. Não foram encontradas diferenças significativas em nenhum dos testes realizados, ou seja, a média de: “gerenciadores” e “não gerenciadores”, nos setores econômicos Siderurgia e Metalurgia e Telecomunicações, podem ser consideradas, ao nível de significância de 5%, estatisticamente iguais.

Biografia do Autor

Dione Olesczuk Soutes, UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutora em Controladoria e Contabilidade pela FEA/USP Professora na Unioeste - Campus de Marechal Cândido Rondon

Publicado

2011-10-21

Como Citar

Soutes, D. O. (2011). GERENCIAMENTO DE RESULTADOS CONTÁBEIS E RETORNO ANORMAL: O MERCADO BRASILEIRO REAGE AO GERENCIAMENTO DE RESULTADOS CONTÁBEIS?. RC&C: Revista De Contabilidade E Controladoria, 3(3). https://doi.org/10.5380/rcc.v3i3.22783