Fatores Determinantes para Formação Ética do Contabilista: Uma Perspectiva dos Discentes de Ciências Contábeis

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/rcc.v16i3.95115

Palavras-chave:

Ética. Profissional contábil. Fraude. Responsabilidade civil. Discentes.

Resumo

O estudo visou analisar a perspectiva dos discentes de Ciências Contábeis para a formação ética do contador, com base na responsabilidade civil e penal dos profissionais, os participantes foram discentes de uma Universidade pública brasileira. O método, descritivo de natureza quantitativa, com levantamento de dados. Os achados compõem quatro fatores: F1 - formação ética do profissional contábil, destacou a relevância do conhecimento e compreensão do código de ética, incluindo suas implicações práticas e penalidades. Além do conhecimento teórico, a experiência prática e a formação contínua como fundamentais para aplicar os princípios éticos. F2 - condutas que minimizam a fraude, abordou estratégias para prevenir e detectar fraudes na contabilidade, como auditorias frequentes, tecnologias de rastreamento e responsabilidade civil e penal dos profissionais contábeis. A segregação de funções essencial, enfatizando uma cultura organizacional ética e sistemas de controle robustos. F3 - formação do profissional contábil, evidenciou a relevância do conhecimento técnico, em que a ética vai além do cumprimento de normas, envolvendo tomadas de decisões responsáveis que refletem integridade e transparência. F4 - ambiente de fraude, considerou o impacto do ambiente organizacional na prática ética dos contadores, apontando a integridade individual e o contexto organizacional no combate à fraude. Culturas organizacionais que valorizam a transparência e a integridade tendem a desencorajar ações fraudulentas, enquanto ambientes que toleram práticas antiéticas podem incentivá-las.

Biografia do Autor

Ana Catarina da Cunha Maia

Graduada  em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

Sérgio Luiz Pedrosa Silva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Doutor em Geografia pela UFPE, (2019),Temas de estudo: Geografia Econômica (aglomerados Produtivos), Mestre em Engº Produção pela UFSC, (2001). Atualmente é professor adjunto iV da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte e Chefe do Departamento de Ciências Contábeis - UERN .Tem experiência na área de Engenharia de Produção, atuando principalmente nos seguintes temas: contabilidade gerencial, planejamento tributário, controle interno e controladoria. Lecionando em Cursos de Graduação e Pós-graduação. Editor da Revista Conhecimento Contábil. Coordenador do II Curso de Especialização em Contabilidade Gerencial e Controladoria (UERN).

Wenyka Preston Leite Batista Da Costa, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)

Doutora em Administração pela Universidade Potiguar (2020), Pós-Doutorado na Unisinos-PR (2022), graduação em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), na Faculdade de Ciências Econômicas (2011). Atualmente é Professora Adjunta e Chefe do Departamento de Ciências Contábeis (UERN), atuando com maior ênfase nas áreas de ensino e pesquisa contábil.

Jandeson Dantas Da Silva, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)

Doutor em Ciências Contábeis (UNISINOS-PR); graduado em Ciências Contábeis- UERN; Doutor em Administração (UNP), Professor da UERN, vinculado a Faculdade de Ciências Econômicas (FACEM), no Departamento de Ciências Contábeis, Pesquisador das áreas: Contabilidade e orçamento público; Controladoria; Disclosure de informações de Responsabilidade de Social Corporativa e contabilidade societária.

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Publicado

2025-02-26

Como Citar

Maia, A. C. da C., Silva, S. L. P., Da Costa, W. P. L. B., & Da Silva, J. D. (2025). Fatores Determinantes para Formação Ética do Contabilista: Uma Perspectiva dos Discentes de Ciências Contábeis. RC&C. Revista De Contabilidade E Controladoria, 16(3). https://doi.org/10.5380/rcc.v16i3.95115