Desempenho no Enade 2018 dos Cursos de Graduação em Ciências Contábeis do Brasil na Modalidade Presencial e a Distância

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/rcc.v16i2.93198

Palavras-chave:

Ciências Contábeis, Ensino presencial, Ensino a Distância.

Resumo

Com o objetivo de analisar a qualidade de formação trazida pelas instituições de ensino, o Governo Brasileiro instituiu o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) que é um dos pilares da avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) tendo como ênfase avaliar o desempenho dos alunos em função dos conhecimentos adquiridos ao longo da sua formação. Importante destacar, que nos últimos anos os números de alunos matriculados nos cursos à distância aumentaram em relação ao presencial. Esta pesquisa objetivou comparar os desempenhos dos cursos de Ciências Contábeis das modalidades presencial e a distância verificando se existe diferença significativa entre elas. A partir dos dados de 1.022 cursos de Ciências Contábeis relacionados, foram realizadas estatísticas descritivas, bem como o teste de regressão múltipla verificando se existe diferença significativa entre as notas dos alunos dos cursos de Ciências Contábeis das modalidades existentes no ENADE de 2018. Verificou- se que na nota do componente específico o desempenho no ensino presencial foi melhor e na nota geral não houve diferença significativa entre as modalidades. Em geral as notas das instituições públicas e universidades obtiveram melhor desempenho, tendo a região sudeste obtido melhor desempenho em relação às demais regiões.

Biografia do Autor

Ivan Carlin Passos, Universidade Federal Fluminense - UFF

Departamento de Ciências Contábeis

Campus Aterrado - Volta Redonda - R.J.

Referências

ALVES, J. R. M. A história da EaD no Brasil. IN: LITTO, F. M.; FORMIGA, M. (orgs.). Educação a distância - O estado da arte. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009.

ALVES, L. Educação a distância: conceitos e história no Brasil e no mundo. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância, v. 10, n. 21, 2011.

BRASIL. Decreto n° 9.235, de 15 de dezembro de 2017. Dispõe sobre o exercício das funções de regulação, supervisão e avaliação das instituições de educação superior e dos cursos superiores de graduação e de pós-graduação no sistema federal de ensino. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/decreto/D9235.htm#art97. Acesso em: 24 abr. 2020.

BRASIL. Decreto nº 9.057, de 25 de maio de 2017. Regulamenta o art. 80 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/decreto/D9057.htm. Acesso em: 19 abr. 2020.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Censo da Educação Superior: notas estatísticas 2017. Brasília, 2018. Disponível em: http://download.inep.gov.br/educacao_superior/censo_superior/documentos/2018/censo_da_educacao_superior_2017-notas_estatisticas2.pdf. Acesso em: 09 out. 2020.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Censo da Educação Superior 2018: notas estatísticas. Brasília, 2019. Disponível em: http://download.inep.gov.br/educacao_superior/censo_superior/documentos/2019/censo_da_educacao_superior_2018-notas_estatisticas.pdf. Acesso em: 24 abr. 2020.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Notas Estatísticas: Censo da Educação Superior 2015. Brasília, 2016. Disponível em: http://download.inep.gov.br/educacao_superior/censo_superior/documentos/2015/Notas_Estatisticas_Censo_Superior_2015.pdf. Acesso em: 09 out. 2020.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Resumo técnico: Censo da Educação Superior 2013. Brasília, 2015. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/informacao-da-publicacao/-/asset_publisher/6JYIsGMAMkW1/document/id/493780. Acesso em: 09 out. 2020.

BRASIL. Lei n° 10.861, de 14 de abril de 2004. Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/lei/l10.861.htm. Acesso em: 21 abr. 2020.

BRASIL. Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 19 abr. 2020.

BRITO, M. R. F. O SINAES e o ENADE: da concepção à implantação. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), v. 13, n. 3, p. 841-850, 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1414-40772008000300014&script=sci_arttext. Acesso em: 20 abr. 2020.

CAETANO, C. et al. Desempenho no Enade em Ciências Contábeis: Ensino a Distância (EAD) Versus Presencial. Revista Universo Contábil, p. 147–165, 2015.

CAPES. O que é o Sistema UAB e sua legislação. 2019. Disponível em: https://www.capes.gov.br/uab/o-que-e-uab. Acesso em: 30 abr. 2020.

CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE. Caderno analítico do exame de suficiência: histórico dos resultados. p. 108, 2007.

CORNACHIONE JR., E. B.; DA SILVA, M. Tecnologias da educação: análises envolvendo experimentos a distância e presenciais em disciplinas de Cursos de Contabilidade. Contabilidade Vista & Revista, v. 13, n. 1, p. 57-92, 2002.

FÁVERO et. al., Análise de dados: modelagem multivariada para tomada de decisões. Rio de janeiro: Campus, 2009.

FERREIRA, M. A. Determinantes do desempenho discente no ENADE em cursos de Ciências Contábeis. 2015. 124 f. Dissertação (Mestrado em Contabilidade Financeira) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2015.

FRANCO, A. D. P. Ensino Superior no Brasil: cenário, avanços e contradições. Jornal de Políticas Educacionais, v. 2, n. 4, p. 53–63, 2008.

GIL, A. C. Como elaborar um projeto de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GUJARATI, D. N.; PORTER, D. C. Econometria Básica. 5. Ed. Porto Alegre: AMGH Ed., 2012.

HAIR JR., J. F. et. al., Análise multivariada de dados. 6. ed. Porto alegre: Bookman, 2009.

INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Nacionais Anísio Teixeira. ENADE - Exame Nacional De Desempenho De Estudantes. 2019. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/artigo/-/asset_publisher/B4AQV9zFY7Bv/content/inep-divulga-cpc e-igc-indicadores-de-qualidade-da-educacao-superior/21206. Acesso em: 19 abr. 2020.

INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). 2019. Disponível em: http://inep.gov.br/web/guest/enade. Acesso em: 21 abr. 2020.

INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Nacionais Anísio Teixeira. Sinopse Estatística da Educação Superior – Graduação. 2015. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/web/guest/sinopses-estatisticas-da-educacao-superior. Acesso em: 09 out. 2020.

INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Nacionais Anísio Teixeira. Resultados. 2018. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/educacao-superior/indicadores-de-qualidade/resultados. Acesso em: 29 jun. 2020.

KENSKI, V. M. Tecnologias e ensino presencial e a distância. 4. ed. São Paulo: Papirus, 2006.

KLUG, Y. S. et al. Ensino Superior em Contabilidade: Análise da Influência da Modalidade de Ensino no Desempenho Discente Conforme ENADE e CPC. XVIII. Congresso USP, p. 20, 2018.

KONRATH, M. L. P.; TAROUCO, L. M. R.; BEHAR; P. A. Competências: desafios para alunos, tutores e professores da EaD. Revista Novas Tecnologias na Educação. v. 7, n. 1, p. 1-10, 2009.

LEAL, E. A.; SOARES, M. A.; SOUSA, E. G., Perspectivas dos Formandos do Curso de Ciências Contábeis e as Exigências do Mercado de Trabalho. Revista Contemporânea de Contabilidade, v. 5, n. 10, p. 147–160, 2008.

MACHADO, E. A. Desempenho acadêmico e satisfação dos estudantes da modalidade de EAD: um estudo comparativo entre concluintes dos cursos de Ciências Contábeis e Administração. 2014 Tese (Doutorado em Controladoria e Contabilidade) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade de São Paulo. São Paulo: 2014.

MARTINS, G. A.; THEÓPHILO, C. R. Metodologia da investigação científica para Ciências Sociais Aplicadas. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

OLIVEIRA, F. A.; DOS SANTOS, A. M. S. Democratização do ensino superior através da modalidade de educação a distância no Brasil: um convite à reflexão. Revista Paidéi@-Revista Científica de Educação a Distância, v. 11, n. 20, 2019.

OLIVEIRA, J. K. M. et al. COMPARATIVO DO ESTUDO PRESENCIAL E A DISTÂNCIA: análise dos indicadores de qualidade do curso de ciências contábeis. In: Anais do Congresso Brasileiro de Custos-ABC. 2019.

OLIVEIRA NETO, J. D. D.; KUROTORI, I. K. O retorno do exame de suficiência do CFC. Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ, v.14, n.1, p.1- 18. 2010.

PAIVA, G. S. Avaliação do desempenho dos estudantes da educação superior: A questão da eqüiodade e obrigatoriedade no Provão e Enade. Ensaio, v. 16, n. 58, p. 31–46, 2008.

PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

R Core Team (2018). R: A language and environment for statistical computing. R Foundation for Statistical Computing, Vienna, Austria. URL https://www.R-project.org/.

RISTOFF, D.; LIMANA, A. O Enade como parte da avaliação da educação superior. p. 1–2, 2007.

SANTOS, N. A. Determinantes do desempenho discente no ENADE em cursos de Ciências Contábeis. 2012 Tese (Doutorado em Controladoria e Contabilidade) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade de São Paulo. São Paulo: 2012.

Downloads

Publicado

2024-09-13

Como Citar

Barbino, M. A., Brito, M. S. de A., Passos, I. C., Nogarotto, D. C., & Gaio, L. E. (2024). Desempenho no Enade 2018 dos Cursos de Graduação em Ciências Contábeis do Brasil na Modalidade Presencial e a Distância. RC&C. Revista De Contabilidade E Controladoria, 16(2). https://doi.org/10.5380/rcc.v16i2.93198